Colunista escreve sobre Meio Ambiente e cidadania
Por André Vergely
Tirando o lado sensacionalista destas notícias,os cientistas a quase unanimidade afirmam que a ameaça de um aquecimento global pode ser da ordem de 2 a 4 graus centígrados no espaço de um século mais ou menos se não fizermos nada e o crescimento econômico continuar nas bases atuais o que traria consequências extremamente sérias. Se começarmos a tomar uma série de medidas, tal crescimento limitar-se-á a 1 ou 2 graus centígrados, em igual período de tempo. Essa elevação na temperatura seria problemática, mas com uma série de providências de adaptação,sobretudo no consumo d`água,e na agricultura seria possível a vida no planeta.
Mas que medidas seriam essas ?
Algumas de caráter preventivo. Exemplo: é preciso reduzir a emissão de CO2 ? Vamos adotar a carona solidária, um grupo de colegas de trabalho ou de escola,iria ao trabalho ou à escola num único carro,faendo o revesamento.Podendo transitar de ônibus ou metrô,deixar o carro na garagem.
Reutilizar a àgua da máquina de lavar roupa,captando-a na saída para armazená-la num tambor,usando-a na descarga dos vasos sanitários,ou para lavar o quintal,a garagem etc.
Captar a água da chuva pela calha,também num tambor e depois usá-la para regar plantas,lavar um cachorro,ou até enxaguar a roupa.
Se possível usar a energia solar para aquecer a água de banho; por enquanto o sistema é caro,mas há notícias de nova tecnologia no emprego de materiais que deve tornar o sistema accessível.
Separar o lixo para a reciclagem,nesse campo também haverá novidades num espaço de tempo não muito longo.
Outras medidas seriam de caráter reativo, reverter a tendência de aumento da temperatura.
Quero terminar, lembrando que ¨cidadâo¨ na Grécia antiga ,era o natural de uma localidade que tomava parte nas decisões político-administrativas de sua cidade e orgulhava-se disso, o que originou o regime que hoje denominamos democracia.
Incorporemos o espírito do cidadão grego.
Obrigado pela atenção