Coluna Em Off atualizada no dia 8 de junho de 2011
Macacada, finalmente estamos de volta… Mais atrasados que os ônibus da Pirajuçara, porém, com notícias fresquinhas dos bastidores da política taboanense. E o bicho tá “pegãããno”.
Bola da vez
Anote aí, tem bomba com hora certa para estourar. E ela se chama outorga onerosa. Para bom político, meia informação basta, né não?
Bola da vez 2
As investigações paralelas que se desdobraram após o escândalo da dívida ativa estão indo bem mais além do que qualquer um poderia imaginar. Para quem acha que Márcio Carra foi o pivô da crise, esqueça. Ele foi apenas o estopim. A crise começou com a “outorga da discórdia”.
Kamikaze
No meio político não se fala de outra coisa, a atitude do prefeito Evilásio Farias de ter levado as investigações da fraude na dívida ativa para a polícia foi um verdadeiro suicídio político. Aliados defendiam que as investigações das irregularidades deveriam ter ficado a cargo da própria administração. Uma sindicância resolveria tudo, sem escândalos.
Kamikaze 2
A atitude de Evilásio foi comparada por um assessor: “foi a mesma coisa dele ter ido na torcida do Corinthians com a camisa do Palmeiras e ter gritado que ali só tinha viado”.
Kamikaze 3
A situação toda, que já estava ruim, piorou muito, mais muito, após a entrevista ao vivo que Evilásio deu ao Datena. “Ele foi pra galera, mas esqueceu das consequências”, disse um vereador. Em suma, o prefeito depois do falatório conseguiu se queimar com a Câmara, com a polícia e de quebra queimou até mesmo um jornalista, dá pra acreditar?
Kamikaze 4
Na última segunda-feira, quando estourou a prisão dos secretários, Datena, do Brasil Urgente, queria fazer uma entrevista ao vivo com o prefeito Evilásio Farias. A assessoria mandou apenas uma “nota”. O apresentador lascou: “Eu não sou o Banco Central pra ficar dando nota”.
Falando nisso
Foi muito, muito elogiada pela imprensa a esclarecedora nota oficial emitida pela prefeitura sobre as fraudes.
Célebre frase
Do dramaturgo Nelson Rodrigues: “Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos”.
Essa é boa
Se o Brasil é o país da piada pronta, como diz o Simão na Folha de S. Paulo, Taboão é a cidade da piada pronta. Assim que estourou o escândalo da dívida ativa, Evilásio recrutou seus melhores assessores e montou um comitê anti-crise… Pronto, essa é a piada!
Sugestão
Um leitor anda querendo contribuir com o comitê anti-crise. Para acalmar a população, que anda pra lá de revoltada, sugeriu a mudança do slogan da prefeitura, que atualmente é “Orgulho da Gente” (taí, outra piada pronta, né não?).
Sugestão 2
A ideia do leitor é aplicar uma tática antiga, usada com sucesso pelo governo do Maluf. O novo slogan da administração passaria pro bom e velho “Rouba Mas Faz”.
Lembranças
Na campanha de 2004, em entrevista a este Portal, o então candidato Evilásio Farias havia prometido: “A primeira atitude que eu vou ter como prefeito será comprar uma lata de creolina para tirar esses carrapatos que estão sugando as tetas da administração pública”. Promessa cumprida, pena que roubaram a vaca.
Rá
Dica do nosso leitor: Dr. Evilásio, o voto inteligente! (Clica aí, mano!)
Déjàvu
Não tem hora que dá uma baita saudade do Marcos Vinícius?
Tragédia
Um jornalista comentou no Twitter sobre a situação do escândalo na dívida ativa e suas conseqüências políticas, logo após as primeiras prisões, no começo de maio: “Taboão da Serra está parecendo o Japão, veio o terremoto e todo mundo achava que a desgraça ia ficar só ali. Mas depois veio o tsunami e acabou de vez com tudo. E o pior, depois disso tudo, ainda tem a radiação”.
Tragédia 2
Um certo secretário de esportes, desavisado, disse em seguida, também pelo Twitter, que o tsunami seria, no máximo, uma “marolinha”.
Tragédia 3
Como a informação anda correndo solta, um investigador, que leu as postagens no Twitter mandou avisar o secretário: “é, tem muita gente que morre afogado até com uma marolinha”.
Célebre frase
Do estadista inglês Winston Churchill: “A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes”.
Cara de um…
Na boa, fala sério, o Régis, diretor da Cooperativa Vida Nova, tá ou não tá a cara do ditadorzão líbio Muammar Gadafi?
Só faltou o quepe, né não?
Prorrogação
O investigador-chefe, Ivan Jerônimo, já deixou bem claro, irá pedir a prorrogação por mais cinco dias dos acusados que foram presos nesta última segunda-feira. A quantidade de documentos apreendida é tão grande, que a equipe da Seccional terá que realizar força-tarefa para conseguir olhar tudo.
Investigação
Ivan disse para dois jornalistas que irá apresentar o terceiro relatório, com muitas novidades, pouco antes do fim da prisão preventiva. A idéia é fundamentar a denúncia do Ministério Público, que poderá pedir a prisão provisória dos envolvidos.
De saída
Khaled, o candidato a prefeito mais polêmico das últimas eleições, acaba de oficializar a sua saída do PDT. Ele não revela o partido que irá ingressar, mas já estuda a possibilidade de se candidatar a vereador, ou a vice-prefeito.
De saída 2
Khaled vem mantendo conversas com o ex-prefeito e candidatíssimo Fernando Fernandes. Semana passada, surgiu um forte boato que o advogado poderia ser o vice na chapa do tucano.
De saída 3
O rechonchudo Carlos Senna, da Defesa Civil, já avisou, está fora do PP. Ele procura um outro partido para se filiar. Se ele é candidato? Adivinhou…
Aposta
Se você, querido leitor, tiver 10 pilas no bolso, pode apostar: o PMDB vai apoiar Fernando Fernandes nas próximas eleições municipais.
Célebre frase
Do escritor Luis Fernando Veríssimo: “É ‘de esquerda’ ser a favor do aborto e contra a pena de morte, enquanto direitistas defendem o direito do feto à vida, porque é sagrada, e o direito do Estado de matá-lo se ele der errado”.
Palocci taboanense
Dias desses, um certo jornalista foi ao banco para tirar o extrato da sua conta. Após a máquina cuspir o papel, chegou a conclusão: “estou igual ao Palocci, multipliquei por 20 a minha dívida no banco”.
Cabo eleitoral
Durante a audiência pública da saúde, um munícipe, já famosos pelos seus elogios ao secretário de saúde José Alberto, arrancou risadas dos presentes. Ele interrompeu a reunião e, gritando, mandou seu recado: “Ei, Zé Alberto, você é o melhor secretário de Taboão da Serra. Viu Cido, não puxa o tapete dele não”. Mandou bem, né não?
Filosofia
Frase mais repetida na Câmara Municipal nas últimas semanas, inspirada em Hamlet, de William Shakespeare: “CEI ou não CEI, eis a questão”.
The End
Macacada, por hoje é só. Prometendo que não vamos prometer mais nada, pode ser que na semana que vem uma nova atualização apareça por aqui…