EM ALTA
Home

Coluna editada no dia 5 de dezembro de 2011

15 min de leitura
Foto do autor

Redação

04/12/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–

Mudamos
A partir desta edição, a Coluna Em Off passa a ser editada às segundas-feiras, anotou direitinho?

Banco de loko
Comentário maldoso no Facebook: “esse título do Corinthians tá parecendo 13º, chega no fim do ano e faz a alegria dos pobres”.

Que não chora…
Na visita do governador Alckmin a Juquitiba, neste domingo, estava prevista o anúncio de um investimento de R$ 700 mil para obras de infra-estrtutura. Mas antes de Alckmin falar, a prefeita da cidade, Cida Maschio, chorou as pitangas. O chororô colou e de bate pronto o governador prometeu a construção de uma creche e pré-escola, a doação de um patrol (máquina niveladora), além de investimentos em habitação e saneamento básico.

Império
Alckmin estava empolgado, lembrou que Juquitiba é um dos maiores municípios do Estado de São Paulo (564km²) e que a cidade tem uma das maiores preservações de área verde e mananciais. “Veja só, Mônaco, na Europa, só tem 1 quilômetro e meio quadrado e lá existe um príncipe. Cida, você aqui pode ser uma imperadora”, brincou.

Médico
O governador estava à vontade. Brincando bastante, fez questão de contar a todos como funciona o pâncreas. Depois de quase três minutos explicando o funcionamento do órgão, chegou na tal de “Ilhotas de Langerhans”, responsável pela produção de insulina no corpo humano. Rindo, disse que em um vestibular de medicina, caiu a pergunta: “Onde ficam as Ilhotas de Langerhans”. O vestibulando não titubeou: “No Oceano Pacífico”. Até quem não entendeu deu risada.

Expresso
Assim que a cerimônia terminou, Alckmin fez questão de descer até o público e tirou fotos e mais fotos. Bem disposto, convidou todos os políticos para um café em uma padaria no Centro de Juquitiba. Cavalheiro, assim que recebeu a primeira xícara, fez questão de repassar para uma moça que aguardava ao lado.

O difícil foi saber quem pagou a conta de tanto "cafézes"

Expresso 2
Valeu de tudo para ficar ao lado de Alckmin alguns minutos. Um politiqueiro de Embu das Artes pediu um café “igual ao do governador” e ficou ali, bebericando e rindo. No final, pediu para um fotógrafo: “Me manda essa foto, pelamordedeus, que nem de café eu gosto”.

Expresso 3
Um morador que observou a invasão na padaria ficou impressionado com a quantidade de cafézinhos servidos. Curioso, perguntou para a reportagem: "quem vai pagar tanto cafézes?".

Meu filho!
O prefeito Evilásio também participou da cerimônia, sozinho, sem um assessor ao lado, estava de tão bom humor que até parou para brincar com a oposição. Encontrou alguns assessores de Analice Fernandes e ficou mais de 10 minutos jogando conversa fora.

Azedou
O prefeito só perdeu a esportiva quando o pré-candidato Sandro Ayres, do DEM, começou a fazer diversas críticas em um tom acima do bom costume. Evilásio deu as costas, chamou um jornalista que cobria o evento e disse: “tem gente que não dá para conversar”.

Célebre frase
Do poeta Sérgio Vaz: "Não confunda briga com luta. Briga tem hora pra acabar, e luta é para uma vida inteira".

Agora vai
Tem gente da base aliada preocupada com inércia do grupo em torno da pré-candidatura de Aprígio. Dizem que se o grupo, inclusive Evilásio, não começar a se mexer, poderá ser tarde demais. Os crescentes apoios de ex-aliados a possível candidatura do investigador Ivan Jerônimo é o que mais assusta a base aliada.

Agora vai 2
Mas Evilásio não anda “marcando touca”, pelo contrário, o prefeito está se mobilizando. No dia 15 de dezembro, quinta-feira, um grande evento de oficialização da pré-candidatura de Aprígio irá acontecer. E será na casa de shows O Canecão, lá no Pirajuçara.

De joelhos
Pessoas próximas ao PMDB garantem que até o fim do ano outras lideranças irão declarar apoio a candidatura de Ivan Jerônimo. Comentário da semana é que até um jornalista ligado ao prefeito Evilásio Farias foi pedir benção para Ivan. Amém!

Liderando
Apesar das últimas mudanças no quadro eleitoral e do zum-zum-zum, o ex-prefeito Fernando Fernandes está tranquilo. Recente pesquisa coloca o pré-candidato na liderança isolada da corrida pela sucessão municipal.

Convenção
A convenção municipal do PRTB, que oficializou a pré-candidatura a sucessão municipal do empresário Anúbio Luz foi marcada pela grande presença da imprensa regional. Apesar do tom político da reunião, os jornalistas acabaram saindo de lá com diversas notinhas, todas maldosas, é claro!

Veja a luz
Ao ser chamado para usar a palavra, o pré-candidato Anúbio Luz foi apresentado, pela sua própria assessoria, como “Domingos Luz”. Um dos presentes brincou: “é pra não confundir Anúbio com Delúbio”.

Cronometro quebrado
Logo que subiu na tribuna, Domingos… ops, Anúbio Luz, pediu um minuto de silêncio em memória de um amigo de Embu das Artes, que morreu na quinta-feira passada. Tinha gente ainda se levantando em sinal de respeito quando o candidato começou: “bom, estamos aqui…”.

Esperança
Ao agradecer a presença de todos, Anúbio Luz chamou sua esposa de “primeira-dama”. Um jornalista observou bem: “ou é muito carinho ou, muita prepotência”.

Marqueteiro
Anúbio Luz, empresário de sucesso, confessou que só decidiu se lançar na política graças ao ‘jornalista’ Ratinho, do jornal Ratual. “Obrigado Ratinho, é você o responsável por isso tudo”. Ok, agora todos juntos, uma salva de palmas para o Ratinho, esse camundongo pestilento!

Proposta?
Um dos representantes do PRTB pediu desculpas em nome de Levy Fidélix, dono do partido, que não pôde estar presente na reunião. “Ele está em Santa Catarina, implantando o projeto do Aerotrem”. Ah, tá!

Nós
Anúbio garantiu que não é político, mas empresário. Mas que ele anda treinando para virar político, isso é indiscutível. Já aprendeu, pelo menos, a falar sempre na terceira pessoa.

Célebre frase
De Benjamin Franklin: "O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão".

Conversas paralelas
Na última quarta-feira, dia 30, nosso fotógrafo flagrou uma conversa pra lá secreta. O vereador e pré-candidato Wagner Eckstein e o presidente do PT, Gerson Tavares, conversaram por mais de três horas com a também pré-candidata Arlete Silva e com Raí Collor, presidente do disputado PP. O conteúdo? Segredo de estado.

Foto: Maikc Reis

Conversa secreta na La Ville, o lugar não ajudou a manter o segredo, né não?

Conversas paralelas 2
Depois de sair desse encontro, a incansável Arlete Silva ainda teve outra reunião. Tomou um vinho, caríssimo, acompanhada de dois homens que, sem o menor pudor, a assediaram politicamente.

Bola da vez
Arlete Silva será o fiel da balança, mais uma vez, nas próximas eleições. Ela garante que mantém a sua candidatura, mas, se for pressionada, pode abrir mão do seu maior desejo e apoiar outro grupo. Nessa semana, Arlete deve definir muitas coisas. Aguardem o furacão loiro.

Mais uma dela
Na semana passada Arlete Silva disparou uma para entrar nos anais da política taboanense: “Sempre falei, meu mestre na política é o Armando Andrade, mas a partir de agora vou me espelhar no vereador Olívio, esse sim sabe o que faz”. Alguém entendeu? Nós, sim.

Célebre frase
Do escritor moçambicano Mia Couto: "Nenhuma palavra alcança o mundo, eu sei. Ainda assim, escrevo".

Escudeiro
Quem anda mais empolgado com a possível candidatura de Arlete Silva é o ex-vereador Engenheiro Nei. Companheiro de PTB, por onde anda leva o nome de Arlete e chegou até a ser ameaçado na última semana. “Quero ver quando sua candidata desistir”, bradou mais um anti-democrata.

Escudeiro 2
Engenheiro Nei se firmou como uma das mais importantes lideranças do PTB e seu trabalho nos últimos anos vem chamando a atenção até mesmo de partidos da oposição. “Se o Nei estivesse no nosso partido, já estava eleito”, antecipou um concorrente do PSB.

Escudeiro 3
O vereador Engenheiro Nei só não soube explicar uma coisa: porque Arlete Silva não apareceu no evento realizado pela sua esposa, Mônica Monteiro, presidente do PTB Mulher. É o terceiro evento do tipo que Arlete não dá as caras. Será que tem boi na linha?

Stress
Com os bastidores políticos em chamas, o vereador Olívio Nóbrega, que deverá lançar oficialmente sua pré-candidatura ainda neste mês, anda muito, muito preocupado. Há duas semanas sua preocupação é um ninho de passarinho com três ovinhos que foi construído na frente da sua casa. Para preservar os bichinhos, Olívio até interditou a entrada principal da sua casa, pode? E ai de quem reclamar.

Stress 2
No último sábado, Olívio ficou mais de duas horas fotografando o ninho e a mamãe passarinha de diversos ângulos. Enquanto isso, seu celular berrava feito louco noutro canto da sala. Anda ecológico o vereador, né não?

Anote aí
Lune é candidatíssimo. Irá disputar uma vaga na Câmara Municipal pelo PCdoB.

Presente
Sabe o que o vereador Paulo Félix pediu para o Papai Noel? A presidência do PMDB.

Luzes
Apesar da demora na instalação dos enfeites natalinos, a prefeitura promete o Natal mais iluminado da história de Taboão da Serra. A praça Nicola Vivilechio, por exemplo, deve recebe cerca de dois milhões de lâmpadas. Duas “passarelas” serão montadas dando a impressão de um caminho todo iluminado e colorido.

Célebre frase
Do escritor inglês William Shakespeare: "Oh! que formosa aparência tem a falsidade!"

Garantido
O deputado estadual Geraldo Cruz anda aparecendo bastante em Taboão da Serra. O ex-prefeito de Embu das Artes quer agora retribuir os votos que teve em terras taboanenses e apresentou uma emenda de R$ 200 mil para a compra de uma ambulância UTI para a cidade.

Gentleman
Geraldo Cruz anda esbanjando educação e simpatia. Mesmo quando toma “uma porradinha” da imprensa, finge que não é com ele e na primeira oportunidade, quando encontra o jornalista, desata a fazer elogios ao trabalho do troca-letras.

Gentleman 2
Quem anda surpreendendo positivamente a imprensa é o prefeito Evilásio Farias. Apesar da crise instaurada entre os jornalistas e o chefe do Executivo, nas últimas duas semanas ele anda retornando ligações, respondendo a todas as perguntas sem o tremelique que já se tornou característica durante suas entrevistas e até começou a brincar novamente com os profissionais da área. É bom tem o Sr. de volta, prefeito.

Célebre frase
Do poeta Mário Quintana: "Autodidata é um ignorante por conta própria".

Ah, as convenções
Além do PRTB, quem também realizou um importante encontro municipal foi o recém-criado PSD. E, olha, sai cada uma nesses eventos. Durante a execução do Hino Nacional, assim que terminou a primeira parte, um correligionário começou a bater palmas e assobiar. Envergonhado, soltou: “Ué, pensei que já tinha acabado”.

Ingênuo
Um dos militantes do PSD disse que as cores do partido são uma referência a bandeira nacional e que o branco é referência a paz que ele tem certeza “vai refletir na campanha municipal de Taboão da Serra”. Ah, tá! É bom nem a pombinha da paz cruzar por aqui, porque corre o sério risco de virar churrasco.

Sou não, quero sim
Em seu discurso, o melhor de toda a convenção, Jacira Moreti disse que não é candidata a sucessão municipal. Pode até não ser, mas o discurso é de profissional. Segundo o jornalista Márcio Cansian, a secretaria anda conhecida como “Jacira Roussef”.

Slogan
Acreditem, a candidatura de Esquilo, fiel escudeiro de Maruzan Corado, é séria. Ele se lança pelo PSD e já tem até slogan: “vote no Esquilo, não tenho nada haver com aquilo”.

Matemática
Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Macário, disse que estará junto com o prefeito Evilásio Farias até o fim do seu mandato, no dia 31 de dezembro de 2013. Na verdade, Evilásio deixa o cargo em 2012, e por isso um politiqueiro gritou lá do fundo do plenário: “mais um ano? Nãããããããão”.

Matemática 2
Um assessor do vereador Macário logo deu um jeito de safar o patrão. Disse que Macário só pensa no 13, número do PT, por isso confundiu o fim do mandato de Evilásio. Tá mais do que explicado.

A melhor
No fim do evento, um recém-filiado do PSD disse que queria uma foto com seu “amigo”, o deputado federal Walter Ihoshi [lê-se Iroshi]. Aos fotógrafos lambe-lambe que estavam no plenário, ele pediu: “Tira uma foto minha e do Walter Brioche, por favor?”.

Verba
O deputado Walter Ihoshi garantiu a emenda de R$ 300 mil para a reforma do Pronto Socorro do Akira Tada. Evilásio não perdeu a oportunidade e lascou essa: “Estou pensando em mudar o nome das outras unidades para homenagear a colônia japonesa, quem sabe assim chega verba para todas”, brincou.

Cataflan
Evilásio estava inspirado, começou a falar sobre as conquistas do seu governo e os avanços que trouxe para Taboão da Serra. Depois, ainda ironizou. “Sou médico sei que dor de cotovelo é para doer mesmo. Não tem remédio”.

Aquele abraço
Opa, mudança de dia da Em Off? É uma experiência, vamos ver, mas quem escolhe são sempre vocês, queridos leitores. E essa semana, cheia de remédios e febre, foi muito movimentada. Por isso, abraços e mais abraços para o grande Hussein, da CCP Móveis, pra Rosana, Lilian e Deise, do Shopping Taboão, para a querida Marilene Trappel, da Cooperativa Vida Nova, ao Flores, da ETCO Contabilidade e para o empresário Amir Javarini.

PS
Essa coluna é dedicada ao querido José Gonçalves, por tudo.

C’est fini
Por hoje é só macacada! Semana que vem tem mais, muito mais.

 

Notícias relacionadas