Clube dos 20 reúne bons amigos e escreve cinco décadas de história em Taboão da Serra
Por Roseli Abreu, do Jornal Atual
Se a realidade imitasse a ficção, o carro simpático do filme “Se meu Fusca Falasse”, contaria muitas histórias de um grupo de amigos de Taboão da Serra e região. Parece coisa de cinema, imagina se reunir para bater um bom papo e ainda ganhar um carro novo. Essa era a rotina do “Grupo dos 20”, na década 60, onde o cobiçado Volkswagen Sedan popularmente conhecido como Fusca era sorteado entre o grupo de 20 amigos.
Na primeira segunda-feira de cada mês, o grupo se reunia, cada pessoa preenchia o cheque e era realizado o sorteio do valor do fusca. O contemplado devolvia a gentileza pagando o jantar para todos, e ficava fora do próximo sorteio, porém continuava contribuindo. No mês seguinte, outra pessoa era sorteada, até que todos os 20 fossem sorteados. Mesmo sem contrato ou regulamento todos cumpriram sua parte. Quando terminou o “combinado” e o último carro saiu o Grupo continuou a existir.
Atualmente o Grupo continua a se encontrar uma vez por mês, muitas pessoas importantes e saudosas faziam parte desse time, entre elas, o ex-prefeito Armando Andrade, Nelson Moraes, Eduardo Bruno e Osvaldo Mandarino.
O “Clube dos 20” hoje conta com 17 pessoas. “O Grupo vai se renovando, o único que temos desde o início como sócio-fundador é o Oscar Ferreira. São empresários e industriais que marcaram a história de Taboão da Serra e região. Jantamos, jogamos bingo para aliviar a tensão do dia a dia”, explicou o professor Antonio Carlos Fenólio no encontro do dia 7, em um renomado restaurante do Morumbi.