Cidades da região discutem obras com concessionária OHL
Da Gazeta SP
De acordo com os representantes, São Lourenço terá dois trevos: um completo, no km 308 (em obras), e outro no km 307, onde está o trevo principal de acesso à cidade – neste caso, será feita apenas uma entrada, na pista sentido São Paulo-Curitiba.
Foto: Divulgação
Reunião entre prefeitos da região e a direção da OHL
Em Miracatu, município cortado pela maior extensão da rodovia (cerca de 70 km), o trevo foi construído durante as obras de duplicação. Melhorias no local serão feitas dentro de um projeto que abrange os 70 km de rodovia. .Os serviços para construção das três passarelas já definidas (nos bairros Kamaite, Parque Nova Miracatu e Santa Rita) começam no primeiro semestre de 2010.
O município solicita a construção de trevo no acesso ao bairro Ribeirão Moraes (km 388). Porém, de acordo com a concessionária, esta obra não consta no Plano de Exploração da Rodovia (PER), assinado entre a concessionária e o governo federal. Por isso, o planejamento e execução do trevo precisam ser aprovados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que será acompanhado pelo deputado Samuel Moreira para que o projeto seja aprovado.
Para Juquitiba, Palezzi afirmou que, em 15 dias, apresentará nova proposta para a construção do trevo, que não poderá ser feito na área da entrada principal, pois a urbanização está muito próxima da rodovia, impedindo a realização da obra. Serão construídos dois retornos duplos, já previstos no PER, e duas passarelas, uma no km 320 e outra para acesso à Escola Senhorinha.
BR-116: duplicação da Serra do Cafezal será feita em três etapas
A direção das empresas afirmou que a duplicação da Serra do Cafezal, 30 km da rodovia será realizada em três etapas, iniciando pelas pontas do trecho.As ações liminares das áreas caíram e a concessionária prepara documentação para solicitar concessão de licença prévia ao Ibama, para execução dos serviços.
A proposta é aproveitar as autorizações para trabalhar nas pontas do trecho de Serra (são 25 km em Miracatu e 5 km em Juquitiba) e iniciar a duplicação antes do prazo previsto no PER, que é 2012. Já a duplicação do trecho no meio da Serra do Cafezal depende das definições de questões ambientais.