Cidadãos embuenses podem ganhar nova (velha) cidade
O prefeito Chico Brito, junto ao comitê pró-plebiscito para a oficialização do nome de Embu das Artes, protocolou no TRE-SP, nesta segunda, 18, a formalização do pedido para a realização do referendo na cidade. O comitê teve recepção do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Walter de Almeida Guilherme. Walter recebeu das mãos do prefeito os documentos e as assinaturas necessárias a oficialização do pedido ao plebiscito.
Chico Brito se preocupou em explicar ao presidente do TRE-SP o motivo da mudança do nome da cidade. Ele comentou sobre a importância do plebiscito e a identidade que Embu já possui por cunho popular.
Foto: Prefeitura de Embu
Comitê pró-plebiscito entrega assinaturas para o presidente do TRE-SP
Uma das preocupações do comitê pró-plebiscito seria a não anuência por falta de calendário no ano que escolheremos novo presidente e governadores estaduais. O pedido encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral solicita que o referendo aconteça junto as eleições. Para o presidente do TRE-SP, a mudança do nome em ano eleitoral é plenamente viável. Walter de Almeida indicou que primeiramente irá analisar os documentos entregues, antes da realização do pleito. Após e o aval do TRE-SP, será indicada a data e a disposições gerais à cidade para o referendo. O processo para a realização do plebiscito será por conta do Ministério da Justiça e não irá gerar custos a cidade.
Embu das Artes – Todo mundo quer?
A cidade de Embu das Artes como é conhecida informalmente pelo Brasil está em busca de sua identidade real. Lançada em 2009 pelo prefeito Chico Brito e sua base aliada, a campanha “Embu das Artes – Todo mundo quer”, busca junto ao Ministério da Justiça legalizar o nome “fantasia” adotado para diferenciar Embu da cidade vizinha (Embu-Guaçu) e assim oficializar a “marca” da cidade que abriga dezenas de artistas e expositores.
Para que essa investida tenha êxito, a prefeitura por meio do comitê pró-plebiscito angariou mais de duas mil assinaturas num abaixo assinado, correspondentes a 1% dos moradores da cidade de Embu. Essa foi a exigência inicial para pleitear junto ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo a possibilidade dos cidadãos Embuense darem seu aval a mudança por meio de voto popular.
Com a assinaturas e o aval da câmara dos vereadores de Embu, o preito Chico Brito sancionou a Lei (nº 2.432/ 12-09) permitindo a alteração do nome da cidade para Embu das Artes. Agora, basta aguardar o aval do TRE-SP com a data para a realização do plebiscito que possibilitará aos cidadãos embuenses decidirem se Embu se tornará “das Artes”, no papel.
Com a mudança do nome da cidade houve a preocupação por parte de alguns moradores se a ocorrência iria gerar nova nomenclatura para designar os cidadãos da terra das artes. Segundo um dos organizadores do comitê pró-plebiscito, a solicitação enviada ao TRE não prevê esta mudança, mas também não descarta esta possibilidade. Para o assessor jurídico da Controladoria do município de Embu, Max Rogério, está mudança não acontecerá.