Ciclovia de Taboão é desativada por falta segurança
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————-
Por Ricardo Vaz
A ciclovia de Taboão da Serra que margeia o córrego Poá, partindo do Jardim América e terminando na Praça do Galo, na Avenida Eliseu de Almeida, foi desativada pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana do município. Para evitar qualquer problema os tachões e as placas foram retiradas e a pintura no solo será apagada. Faixas foram colocadas ao longo da via informando o fim da ciclovia.
O secretário de Transportes, Rinaldo Tacola, explicou os motivos que levaram o governo a tomar essa decisão. “Um dos motivos foi a total falta de infraestrutura que o projeto oferecia aos ciclistas. Em quase toda a extensão da ciclovia, pedestres e motoristas, tinham que disputar espaço com a bicicleta colocando em risco a vida dessas pessoas”.
Foto: Ricardo Vaz | Divulgação
Ciclistas e pedestres tinham que dividir o mesmo espaço na ciclovia de Taboão
Rinaldo elencou ainda as irregularidades apontadas na ciclovia. “Ela começa na Avenida Brasil beirando um córrego sem nenhuma proteção, passa pela calçada em frente ao Akira Tada travando uma disputa entre pedestre e ciclistas e antes que cheguem a Praça do Galo precisam passar pelo ponto mais crítico, na Praça Santos Dumont, onde o mato invade a pista e a faixa passa mais próxima ainda do córrego”, explicou o secretário Rinaldo.
O secretário foi categórico ao afirmar que, “poucos ciclistas utilizam esse espaço que serve mais para caminhada e cooper. Nós temos 127 mil carros licenciados em Taboão e uma frota flutuante de 5 milhões de veículos por mês. Com isso precisamos de espaço viário para a circulação desses veículos”.
Uma das alternativas apontadas por Rinaldo é criar um espaço de lazer para o ciclista aos domingos. “Podemos implantar o mesmo projeto de São Paulo. Mas, isso requer estudo e no momento Taboão tem outras carências a serem supridas”, comentou o secretário.
Sobre o Plano Diretor que definiu a implantação da Ciclovia, o secretário ressaltou que, “um Plano Diretor bem feito é aquele que pensa em uma ciclovia onde o carro não tenha que disputar espaço com o pedestres e ciclistas”, finalizou Rinaldo.