EM ALTA
Home

Chico Brito lança Conselhão para planejar futuro de Embu

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

09/12/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O prefeito Chico Brito e autoridades lançaram na segunda-feira (7/12) o “Conselho de Planejamento e Gestão – Construindo o presente e planejando o futuro” com o desafio de, junto com o povo, planejar Embu das Artes para os próximos 20 anos.

A solenidade ocorreu no auditório do Centro Cultural Valdelice Prass com a presença de líderes comunitários, religiosos, empresários, comerciantes, munícipes, órgãos de classe, membros de conselhos municipais, gestores públicos e vereadores.

O prefeito Chico Brito durante evento de lançamento do Conselhão que vai guiar Embu nos próximos 20 anos | Divulgação / Everaldo Silva

Conforme a apresentação do secretário de Gestão Democrática, Edson Bezerra, o “Conselhão da Cidade”, como é chamado, terá os seguintes objetivos: garantir a participação popular nas definições do município, planejar a cidade a curto, médio e longo prazo; apoiar o planejamento e a gestão municipal; otimizar os recursos e melhorar a qualidade dos serviços públicos; ordenar o município a partir de diretrizes e metas identificadas; avaliar e monitorar os serviços públicos e organizar o desenvolvimento sustentável.

As próximas etapas de trabalho serão ministrar formações, realizar diagnósticos e elaborar propostas locais com os gestores públicos em janeiro de 2016.

Em seguida, o Colegiado Ampliado da Prefeitura percorrerá as 20 Unidades Administrativas (UA) da cidade a partir de fevereiro para apresentar as propostas e debater com a população e, conjuntamente, eleger os representantes do Conselho Local que comporão o Conselhão. Levantar problemas e potencialidades da UA, estabelecer metas e estratégias serão as pautas desses encontros.

O Conselhão, por sua vez, será composto, além do Conselho Local, também por movimentos sociais, GCM, Polícias Civil e Militar, Conseg, conselhos setoriais, Acise, Sabesp, Eletropaulo, Transporte, OAB, Câmara Municipal, Judiciário e governo municipal.

Passadas essas fases, por fim, o processo será concluído com a criação do Plano de Desenvolvimento Estratégico de Embu das Artes.

“Está aberta a temporada de construção do planejamento da cidade, quanto mais dialogarmos com todos os entes da comunidade, menos erraremos em atender as reivindicações da população”, afirmou Chico Brito, apontando que cidades que fizeram essa experiência hoje estão em patamares muito melhores.

O deputado estadual Geraldo Cruz declarou que não dá para negar como o município evoluiu a partir do planejamento do Chico e com a atuação dos servidores públicos, trabalhando firmes pela cidade. ”Esse planejamento, além da inovação de participação popular nas decisões, vai servir como um excelente instrumento de transparência”, disse.

Autoridades presentes: secretários municipais, vereadores Clidão do Táxi, Jefferson do Caminhão, Gilvan da Saúde, João Leite, Carlinhos do Embu e Ney Santos (presidente).

Notícias relacionadas