CDHU entrega obras e moradores podem voltar a seus apartamentos
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Moradores do Conjunto Habitacional Pq. Jacarandá, em Taboão da Serra, podem retornar aos seus apartamentos a partir da próxima semana. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU, já foi emitido um laudo atestando a estabilidade das edificações. A Defesa Civil de Taboão da Serra ainda precisa fazer a desinterdição do local, autorizando o retorno dos moradores. Alguns moradores reclamam que a reforma está mal acabada e que ainda existem fissuras.
Defesa Civil interdita prédio do CDHU que ameaça desabar
CDHU do Jacarandá apresenta rachaduras de até 6 centímetros
Para CDHU, rachaduras não comprometem estruturas em prédio do Jacarandá
Obras de reforma estão paradas no CDHU do Jacarandá
Apartamentos vazios do CDHU foram saqueados, denunciam moradores
De acordo com a moradora, Cleonice, no dia 7 outubro, o CDHU convocou uma reunião para anunciar a entrega do edifício, mas a reunião foi não agradou os moradores. “Somente uma assistente social e uma auxiliar compareceram na reunião, nenhum engenheiro compareceu para falar com os moradores, nem esclarecer nossas dúvidas. O prédio está mal acabado, do outro lado já é visível ver novas fissuras, novas rachaduras. Mas só vamos voltar se a Defesa Civil liberar. Mas como podemos voltar nessas condições?”, fala Cleonice.
Foto: Rose Santana
Em julho de 2010, prédio apresentava rachaduras de até 6 cm
O engenheiro Edson Galina, da Defesa Civil de Taboão, falou à reportagem do Portal Taboanense, por telefone. “Nós só vamos liberar [o prédio] se tivermos o laudo, se alguém voltar a morar lá, será como se fosse ocupação. Até agora ninguém tem autorização para voltar”, disse.
Quanto as questões da reforma estarem mal acabadas, a CDHU comunicou que tudo será resolvido após a volta dos moradores, cada caso será estudado em particular. “As questões relacionadas aos acabamentos nos imóveis serão tratadas caso a caso após a reocupação dos apartamentos”, ressalta o CDHU.
Segundo a CDHU, o laudo foi enviado para a Defesa Civil na última quinta-feira, dia 9. “As obras de recuperações das fundações foram concluídas. Está sendo encaminhado à Defesa Civil um laudo técnico, atestando a estabilidade e segurança das edificações. A expectativa é de que a Defesa Civil emita o documento de desinterdição, liberando a ocupação dos imóveis até segunda-feira, dia 14”, informou por nota.
Ainda de acordo com a moradora, o CDHU pediu que eles pressionassem a Defesa Civil para agilizar a desinterdição. Informação confirmada pelo engenheiro da Defesa Civil, Edson Galina. “Os moradores estão forçando a Defesa Civil a liberar, mas isso não vai adiantar nada. Estamos esperando o laudo da CDHU, sem isso eu não vou liberar”, falou.
Os moradores estão recebendo um auxílio aluguel no valor de R$ 400.