Câmara Municipal presta homenagem ao Centro de Voluntariado
O vereador Carlos Andrade é autor do projeto de Lei que institui a Semana Solidária, que será realizada em dezembro. Ele elogiou e parabenizou o trabalho dos coordenadores do Centro. “O voluntariado é um marco na nossa cidade. Vocês são o orgulho da gente”, declarou Andrade.
Foto: Rose Santana
Representantes do Centro de Voluntariado ao lado dos vereadores nesta terça-feira
Para o vereador Olívio Nóbrega, o Centro de Voluntariado representa uma importante conquista da população de Taboão da Serra. “Acredito que as pessoas que dedicam o seu tempo livre para ajudar outras pessoas, entidades e até a nossa cidade merecem esse reconhecimento da Câmara Municipal. Essas são pessoas que acreditam em uma vida melhor e se dedicam a fazer isso de forma voluntária”.
O Centro de Voluntariado de Taboão da Serra tornou-se um importante parceiro na realização de ações sociais. Seus coordenadores visam valorizar e capacitar colaboradores. O Voluntariado foi fundado em dezembro de 2005, pela primeira-dama Roseane Maciel Farias. Atualmente a coordenadora é Los Angeles Perez, mais de 1200 voluntários já passaram pelo Centro.
Qualquer pessoa pode ser um voluntário, basta ter vontade e disponibilidade, a capacitação é realizada através de palestras. As inscrições podem ser feitas pelo telefone ou pessoalmente, será agendado um horário para que esse candidato assista à palestra que explicara o que é ser um voluntário. Ele escolhe a área, o horário e local onde quer colaborar. Na área da saúde, esporte, educação, enfim, o município dispõe de muitos setores onde a presença de um voluntário é muito bem vinda.
Edvania Nunes da Silva, técnica de enfermagem, entrou para o clube dos voluntários a pouco tempo e faz questão de falar da grande satisfação do trabalho que realiza no PS Infantil Santo Onofre.
“Fui muito bem acolhida no Centro de Voluntariado, me sinto muito a vontade de fazer parte desse grupo. Às vezes perdemos muito tempo fazendo nada, porque não ajudar quem precisa? Resolvi usar melhor o meu tempo, por isso me tornei uma voluntária, estou muito feliz. É gratificante”, comenta.
Selma Cisi faz parte do apoio técnico, está há três anos no Centro, ela é uma das responsáveis pela parte burocrática, cuida de toda a documentação, organiza as palestras que capacita e direciona o pessoal, cuida também do pós-voluntario.
“Eu cuido da parte administrativa, desde a inscrição, o encaminhamento e o pós voluntario. Eles podem escolher para onde ir e o tempo que quer colaborar. O voluntario determina o dia da sua saída. Temos pessoal que estão conosco há dois anos”, diz orgulhosa.
Serviço
Centro de Voluntariado
Rua Levi de Souza e silva, 33 – Jd Bontempo
Tel.: 4788-3888