Câmara Municipal de Cotia declara perda de mandato do vereador Alexandre Frota
2 min de leitura
O presidente da Câmara Municipal de Cotia, Professor Osmar, declarou nesta sexta-feira (3) a perda do mandato do vereador Alexandre Frota (PDT). A decisão foi oficializada por meio de documento protocolado na secretaria parlamentar da Casa e teve como base uma condenação criminal transitada em julgado.
Segundo o documento, Frota foi condenado por crime doloso em ação movida em 2017 pelo ex-deputado federal Jean Wyllys, que o acusou de difamação e injúria. A queixa-crime tramitou na 2ª Vara Federal de Osasco, foi confirmada pela 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e, posteriormente, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A pena aplicada ao vereador foi de dois anos e 26 dias de detenção, em regime aberto, além do pagamento de 175 dias-multa. “Fica declarada a perda do mandato de vereador do Alexandre Frota de Andrade, em razão da condenação criminal por crime doloso, com sentença definitiva e irrecorrível”, afirma o trecho assinado pelo presidente da Câmara.
Atualmente, Frota está licenciado do Legislativo e ocupa o cargo de secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Cotia. A decisão da Câmara não afeta sua permanência no Executivo municipal.
Cabeça erguida
Após a decisão da Câmara Municipal de Cotia, que declarou a perda de seu mandato de vereador, Alexandre Frota (PDT) se pronunciou nas redes sociais na noite desta sexta-feira (3). Em vídeo, o parlamentar licenciado agradeceu os votos recebidos, afirmou que cumpriu seu papel no Legislativo e disse sair “de cabeça erguida”.
“Eu poderia começar esse vídeo de diversas maneiras, mas quero primeiro agradecer aquelas 3 mil pessoas que votaram em mim para que eu me tornasse vereador. Tenho certeza de que nesses oito meses eu entreguei muito, me dediquei bastante e trabalhei imensamente pela cidade”, declarou Frota.
O vereador cassado ressaltou que, mesmo entre quem não votou nele, acredita ter conquistado respeito pelo trabalho desempenhado. “Acho que aqueles que votaram em mim ficaram orgulhosos. E aqueles que não votaram também se orgulharam de ter um cara tão comprometido com a cidade”, disse.
TAGS
2025
Agradecimento aos Eleitores
Alexandre Frota
Câmara Municipal de Cotia
Cassação de Mandato
Condenação Criminal
Cotia
Crime Doloso
Declaração nas Redes Sociais
Família de Alexandre Frota
Jean Wyllys
Justiça Federal
Legislativo Municipal
PDT
Política de Cotia
Prefeitura de Cotia
Professor Osmar
Pronunciamento Alexandre Frota
Reação à Cassação
Relações Institucionais
STJ
TRF3
Vereador Cassado
Notícias relacionadas
Embu das Artes
Perseguição policial em Embu das Artes termina com a morte de um suspeito e prisão de outro
21/10/2025
São Paulo
Pane na Linha 4-Amarela causa lentidão e transtornos em São Paulo nesta terça-feira
21/10/2025
Embu das Artes
Embu das Artes se prepara para o Embu Rodeio Fest 2025 com grandes shows e rodeio no Parque do Rizzo
20/10/2025