EM ALTA
Home

Câmara critica fechamento de escolas e aprova requerimento pedindo explicações

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

07/10/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Vereadores de Taboão da Serra aprovaram, nesta terça-feira, dia 6, um requerimento, de autoria da vereadora Joice Silva (PTB), subscrito pelos demais vereadores, solicitando junto à secretária de Educação do Estado informações sobre o fechamento das escolas estaduais Alípio de Oliveira e Silva, no Jd. Santa Rosa e Reynaldo Nascimento Faleiros, no Jd. Salvador.

Joice criticou duramente a possibilidade de fechamento de escolas no município. “Venho falar do absurdo que está ocorrendo na nossa cidade. O possível fechamento de uma escola. Não podemos admitir que o governo do estado feche escolas na nossa cidade. Não vamos deixar fechar escolas em Taboão da Serra”, garantiu.

Joice, autora do requerimento, declarou que quer informações imediatas sobre o fechamento das escolas | Cynthia Gonçalves

Em seu discurso, a vereadora também criticou a reorganização das escolas que faz parte das medidas propostas pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).  “É um absurdo, é inconcebível uma atitude dessas. Estou aqui pedindo informações e quero imediatas. Não vou me calar por um só minuto. Não vão simplesmente fechar uma escola, transferir os alunos para outra e super lotas as salas”, disparou Joice.

O vereador André Egydio (PSDB) pediu para incluir no requerimento informações sobre o possível fechamento da escola estadual Reynaldo Nascimento Faleiros, localizada no Jd. São Salvador. “Também recebi a informação que o colégio Reinaldo Faleiros está nessa programação para fechar. Queremos entender. Eestamos precisando de mais colégios, sou contra, apesar de ser do PSDB, meu compromisso é em favor da população. Não sou favorável a fechamento de colégios”, disse Egydio.

O presidente da Casa, vereador José Aparecido Alves (DEM), também se manifestou contra a possibilidade fechamento de escolas estaduais. “Isso é andar na contramão. Temos que lutar é para termos escolas em período integral…  A escola é estadual, mas os alunos são cidadãos taboanenses, são nossos meninos e nossas meninas, com certeza essa casa não vai se calar”, garantiu Cido.

O vereador de oposição, Luiz Lune (PCdoB) usou a tribuna para “criticar” os vereadores da base governista pela apresentação do requerimento, uma vez, segundo que ele, tanto o governo municipal, quanto o estadual são do PSDB.

“A nossa cidade infelizmente é governado pelo PSDB, o governo do estado é do PSDB, a nossa deputada é do PSDB. Acho que não tem que ter essa gritaria toda aqui não, cheira um pouco de hipocrisia. Se nós estamos amparados por tamanho exército em defesa da nossa cidade, porque essa gritaria? De repente entra na nossa cidade [o PSDB] e vem tirar o que tem de mais sagrado nas famílias, a educação. Cadê o PSDB, cadê a Analice? Vocês devem fazer um requerimento para a Analice. Essa questão é de competência da deputada. Estaria ela compactuando?”, questionou.

Joice pediu respeito ao ver vereador Lune. “O senhor agiu com irresponsabilidade quando diz que estamos fazendo demagogia. Desde quando tratar de educação é demagogia. Então vereador [Lune], peço que o senhor respeite essa vereador, não preciso agir com demagogia em troca de votos. Estamos falando de uma escola e temos que tratar com responsabilidade e não com politicagem”, rebateu a vereadora, que também é presidente da Comissão de Educação na Casa.

O requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos presentes.

Notícias relacionadas