EM ALTA
Home

Câmara começa discussão para o aumento do número de vereadores

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

21/09/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–

A Câmara Municipal de Taboão da Serra poderá ter 15 vereadores em 2013. Há uma movimentação nos bastidores do parlamento para colocar em votação o aumento nos próximos dias. A Lei prevê que municípios com população entre 160 mil e 300 mil habitantes poderão dispor de no máximo 21 vereadores. Para ter validade o projeto deve ser votado e aprovado um ano antes das eleições que vai acontecer em outubro de 2012.

No entanto a reportagem do Portal Taboanense conversou com alguns vereadores, nem todos são a favor desse aumento de vagas. Os vereadores Olívio Nóbrega é a favor que permaneça os atuais 13, mas, segundo ele, se a proposta para 15 for apresentada ele votará contra e apresentará uma proposta para diminuir para 11.

Foto: Eduardo Toledo

A vereadora Fausta acredita que o aumento no número de cadeiras será bom para a cidade

Para aprovar o aumento no número de cadeiras na Câmara Municipal são necessários nove votos. “Há comentários na Casa para que se aumente para 15 vereadores, eu defendo que fiquem os 13. Mas se apresentarem a proposta eu apresento outra para diminuir para 11. Não é o momento ideal para aumentar as despesas da Câmara. A cidade vive um momento de descrédito, não é hora de aumentar valores e sim de restabelecer a ordem”, disse Nóbrega.

A ampliação de dois vereadores não causaria impacto no orçamento da Câmara, ou seja a verba continuaria a mesma,mas teria que ser dividida não mais entre 13 e sim 15 vereadores. O problema é o espaço físico, o atual prédio da Câmara precisaria passar por mais uma reforma para adequar os novos parlamentares, isso implicaria custos.

O vereador Walter Paulo também é contrário ao aumento e afirmou que se apresentarem a proposta para 15, ele vai fazer campanha contra. Ele defende 11 cadeiras no legislativo. “11 vereadores esta muito bom. Com essa crise que se ascendeu sobre o município pensar em aumentar o número de vereadores em Taboão da Serra fica complicado, apesar de não aumentar a verba. Se alguém apresentar a proposta de 15, eu apresento de 11”, comentou.

Já os suplentes Fausta dos Santos Leite e Alberto Queiroz são a favor. “Esse assunto já gerou uma discussão muito ampla, mas sou a favor. Quando fui vereador a primeira vez, em 2000, eram 15. Agora saio de deixo do jeito que encontrei 15 cadeiras no parlamento”, falou.

Para a vereadora Fausta quanto mais vereador a cidade tiver melhor e ela afirmou que o prefeito Evilásio farias também é favorável a 15 vagas. “Sou a favor. Antigamente tínhamos 19 [vereadores]. A Lei permite até 21, porque cidade tem 180 mil eleitores. Acho que o vereador é muito importante para a cidade. Sem vereador a cidade não anda, quanto mais vereador melhor pra cidade”, finalizou.

Notícias relacionadas