EM ALTA
Home

Bia Figueiredo vence na Indy Lights e faz história

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

13/07/2008 00:00
No fim da tarde deste sábado, a moradora de Taboão da Serra, Bia Figueiredo, venceu a décima etapa do campeonato da Firestone Indy Lights, disputada no circuito Nashville Superspeedway. Em segundo lugar ficou Bobby Wilson, a 1s2392, e em terceiro, Arie Luyendyk Jr.
 
Com sua primeira vitória nesta temporada de estréia na categoria de acesso à IndyCar, a piloto brasileira da Sam Schmidt Motorsports saltou de sexto para terceiro lugar no campeonato, somando 286 pontos, e se tornou a primeira mulher a ganhar uma corrida na Indy Lights. 

Foto: Divulgação

Bia Figueiredo: taboanense vence em Nashiville

 
“Choveu forte antes da corrida, e a pista ficou diferente do que era nos treinos”, Bia comenta. “No começo, fui mais cautelosa e acabei sendo ultrapassada. Meu carro estava escorregando um pouco de frente. Aproveitei a primeira bandeira amarela para ajustar um acessório e eliminar o problema. Na relargada, já estava mais rápida e parti para as ultrapassagens.”
 
A corrida, disputada com quase duas horas de atraso por causa de um temporal que desabou no sábado extremamente quente de verão em Tennessee, no leste dos Estados Unidos, encerrou um fim de semana de trabalho consistente da piloto.
 
Na sexta-feira, Ana Beatriz foi a mais rápida dos treinos livres. Antepenúltima a entrar na pista para a classificação, conquistou provisoriamente a pole position. Mas foi superada em 0s0095 por James Davison, um de seus companheiros de equipe, o último a fazer a tomada de tempos, e largou em segundo.
 
 “Este foi o dia mais feliz da minha vida. Agradeço à Sam Schmidt Motorsports por me dar um carro fantástico e por todo o trabalho desta minha temporada de estréia, à Healthy Choice, WebMotors, Svelte e Bardhal, meus patrocinadores, e à Puma, OMP, Bell e Artmix, marcas que me apóiam”, diz a piloto.
 
Ela se determinou a vencer em Nashville desde o dia em que descobriu que o troféu da prova na cidade da música country é uma guitarra Gibson, modelo Les Paul, fabricada em Nashville com pintura especial para os vencedores das corridas da Indy Lights e da IndyCar. “Cismei que queria uma para mim”, conta.
 
Esta foi a primeira vitória de Bia – como a tratam os americanos, pelo apelido – em um circuito oval, depois de terminar em terceiro lugar no circuito oval de Iowa e nos circuitos mistos de Saint Petersburg e Watkins Glen, além de acabar em quinto lugar na clássica 100 Milhas de Indianápolis da Indy Lights, resultados que fizeram dela a primeira mulher a subir ao pódio na Indy Lights e a terminar entre os cinco primeiros em Indianápolis.
 
Antes, com a equipe paulista Cesário Fórmula, Bia Figueiredo foi a primeira mulher a vencer na Fórmula Renault, três vezes, em 2005, no Brasil, e, na Fórmula 3 Sul-Americana, em 2006, a primeira a conquistar uma pole position na classe principal da categoria.