Banda Espera Marido comemora 25 anos de carnaval hoje, no Maria Rosa
O bloco mais tradicional e animado de toda a região já está esquentando os tamborins para a abertura do Carnaval 2017. A festa acontece neste sábado, dia 18. E neste ano além da folia a Banda Espera Marido ainda comemora uma data especial: 25 anos da sua fundação. “Será um dia mais do que especial, um dia de comemorações e muita alegria”, destaca Santão, um dos fundadores da banda.
A Banda Espera Marido anima os foliões taboanenses desde 1993no Jd. Maria Rosa e é considerado um dos blocos de Carnaval mais antigos da Grande São Paulo. A organização do evento espera pelo menos duas mil pessoas. No bloco desfilam e brincam homens fantasiados de mulheres, sempre extravagantes e muito debochados. Mas há espaço para todos: crianças, idosos e mulheres também se divertem ao som de marchinhas, axé e outros ritmos.
Neste ano, a organização da banda promete um bolo para celebrar os 25 anos de existência. “A gente quer mesmo é brincar o carnaval, sempre fizemos esse carnaval de rua, das marchinhas, paras as famílias. E neste ano completamos um quarto de século, é mole?”, brinca Santão.
A tradicional camisa da banda também estará a disposição dos foliões. A arte, que retrata um folião tirando uma self foi desenvolvida pela agência de publicidade Fórmula Design e traz um ar de contemporaneidade ao tradicional evento. As camisetas serão trocadas por alimentos, prática que já virou tradição nos últimos anos. “Quem quiser levar a camiseta de lembrança pode trocar por dois quilos de alimento no dia da Banda. O que for arrecadado será doado para instituições aqui de Taboão da Serra”, confirmou Santão.
Em 2016, a Banda Espera Marido arrecadou 500 quilos de alimentos que foram doados para a Casa dos Velhinhos no Jardim Maria Helena e para a Cajec, entidade que cuida de crianças com câncer.Quem apoia o evento neste ano é a prefeitura municipal e o Shopping Taboão.
Tradição
Em 2014, a organização resolveu acertar a contagem das apresentações da banda. “Essa será a 24ª edição, sempre existia alguns números paralelos, ficamos três ou quatro anos sem sair, mas agora acertamos os ponteiros e a contagem agora é oficial, está é a 25ª edição”, afirmou Santão.
A Banda Espera Marido foi fundada em 1993 por um grupo de amigos que queria criar um bloco para desfilar durante o carnaval. Durante uma conversa na padaria Rainha do Taboão, uma das mais antigas da cidade, Santão, Nelson Rodrigues, Nilson Latorre, José Leme, Pedrinho, Valter Corrêa e Djalma decidiram que naquele ano iriam sair vestidos de mulher.
"A gente queria apenas fazer bagunça, mas a coisa cresceu muito e no mesmo ano mais de 500 pessoas acompanharam Banda Espera Marido", lembra Santão, que credita a ideia a Nelsão, um dos ex-proprietários da padaria. "A festa é a cara do Jd. Maria Rosa, todos nós somos daqui, mas pessoas da cidade inteira vêm acompanhar a farra".
Segundo Santão, o nome da banda foi tirado das farras com os colegas que ficavam todos os sábados sentados na antiga escadaria da padaria tomando cerveja. "As nossas mulheres ligavam perguntando da gente, daí o pessoal falava ‘poxa, suas mulheres são verdadeiras esperas marido’. Foi daí que veio o nome da banda", relembra entre risadas.
Serviço
Banda Espera Marido
Sábado, dia 18, a partir das 14h
Em frente a padaria Rainha do Taboão
De graça