Banco do Brasil de Taboão e Itapecerica adere à greve nacional
Nesta quarta-feira, dia 7, segundo dia de greve nacional dos bancários, as agências do Banco do Brasil de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra paralisaram suas atividades. Demais agências funcionaram nesses dois dias.
A categoria iniciou uma greve na última terça-feira, dia 6, para reajuste salarial. De acordo com um balanço divulgado pelo sindicato da categoria, aproximadamente 50 mil bancários de São Paulo, Osasco e região paralisaram suas atividades, sendo 593 agências bancárias e 23 centros administrativos.
A princípio a greve se manterá até o dia 13, quando o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região fará uma assembleia para decidir os rumos desta paralisação e que a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos, que representa os patrões) possa apresentar uma proposta aos bancários.
A categoria exige reajuste salarial de 16%, que na verdade seria a reposição da inflação mais aumento real de 5,6. Os bancos oferecem 5,5%. A classe também pede o aumento dos vales refeição e alimentação, a manutenção do emprego e criação de novos postos de trabalho além de melhores condições de trabalho.
Mesmo com greve, contas e boletos devem ser pagos
O Procon-SP afirma que a greve dos bancários não anula o pagamento de faturas e outros tipos de cobranças, porém a empresa credora deve dar outras formas e locais para efetuação de pagamento.
Internet banking, caixas eletrônicos e casas lotéricas estarão disponíveis para o pagamento das faturas durante a paralisação da Classe e, evitando assim a cobrança de encargos e o envio do nome para o serviço de proteção ao crédito. Para as contas que possuem código de barras, o mais indicado são os terminais de autoatendimentos, que funcionam normalmente.