EM ALTA
Home

Audiência pública na Câmara Municipal discute investimentos na Saúde

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

21/04/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Aconteceu na última sexta-feira, dia 16, na Câmara Municipal de Taboão da Serra, uma audiência pública para discutir os investimentos na saúde relativos ao primeiro trimestre de 2010. O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, apresentou também dados relativos ao atendimento. Durante a reunião, foi discutido problema dos medicamentos de alto custo.

A audiência foi convocada pela Comissão Permanente de Saúde do Poder Legislativo. Atendendo a uma norma da Constituição, que prevê essa prestação de contas, os vereadores puderam analisar as ações realizadas pela Secretaria de Saúde, além dos gastos e investimentos da pasta.

Foto: Eduardo Toledo

Audiência Pública aconteceu na Câmara Municipal

Entre os temas abordados, o que causou maior debate foi a discussão sobre a Dengue. A secretaria passou para os presentes uma apresentação com dados, sintomas, ações preventivas, além dos números da doença em Taboão da Serra. “Essa é uma luta de todos, não podemos combater a Dengue sem a ajuda da população”, lembra José Alberto.

A Secretaria também apresentou diversos dados sobre as ações realizadas até março deste ano. Entre elas estão a distribuição de Kits de diabtes, a realização de exames como o Papanicolau, campanhas de vacinação e atendimento de Planejamento familiar e do Programa de Atendimento Domiciliar.

Para o vereador Cido, presidente da Comissão, a audiência foi muito proveitosa, principalmente em relação a discussão do problema de medicamentos de alto custo. “Temos exemplos todos os dias aqui na Câmara. Essa é uma situação que se repete e coloca em risco a vida de muitos pacientes que precisam desse tipo de medicamento”.

Uma moradora, que depende desse tipo de remédio, disse que o Estado muitas vezes atrasa a entrega, o que acaba causando diversas conseqüências. ”Sofro de anemia falciforme, por causa do remédio meu organismo retêm muito ferro e eu necessito de um medicamento que custa R$ 3 mil, muitas vezes não consigo o fornecimento do remédio”, disse a moradora do Pq. Pinheiros.

Participaram da audiência os vereadores Cido, Arnaldinho, Paulo Félix e Alexandre Depieri, além do secretário José Alberto, do Coordenador da Zoonose, Clóvis de Sá e responsável pelas ações de infectologia, Milton Parron.

Notícias relacionadas