Audiência para concessão do transporte público acontece dia 19
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) irá apresentar à população, no dia 19, na capital, o estudo que definirá a reorganização em seu mapa de atuação do transporte coletivo nas cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Cotia, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande Paulista. O aviso foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na quinta-feira (1).
De acordo com a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), a audiência terá como foco “a concessão da prestação e exploração dos serviços de transporte coletivo intermunicipal da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), prestados pelo sistema regular [comum, seletivo e especial] de linhas de ônibus e pelos demais veículos de baixa e média capacidades, incluindo garagens, operação e manutenção”.
Ainda de acordo com a STM, “a futura concessão abrangerá as atuais cinco áreas operacionais que atendem às 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo. A frota atual é de quase cinco mil ônibus, que operam 563 linhas”. Ao todo são mais de 2 milhões de passageiros transportados por dia.
As oito cidades do integrantes do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), pertencem a Área 1: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista.
Área 2: Barueri, Cajamar, Caieiras, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba.
Área 3: Arujá, Guarulhos, Mairiporã, Santa Isabel.
Área 4: Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Suzano.
Área 5: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra.