Audiência discute Plano de Mobilidade Urbana em Taboão da Serra
A Secretaria de Transportes de Taboão da Serra, atendendo a Lei nº. 12.587/2012, que tornou obrigatória a criação dos Planos Locais de Mobilidade Urbana, realizou audiência pública, na última quinta-feira, dia 15, para iniciar o processo de elaboração do plano dentro do município, que vai contar com a participação de 11 Secretarias, OAB, CREA e moradores da cidade que foram eleitos dentro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU). O objetivo é concluir o plano até o final deste ano.
Na audiência foi esclarecido o que é e como vai funcionar o Plano de Mobilidade para a cidade, a estrutura que ele precisa ter, como vai captar as informações da sociedade, metas estabelecidas, demandas de locomoção e acessibilidade da cidade, além do cronograma de atividades.
O CMDU dividiu a cidade em 10 áreas, cada uma tem um conselheiro eleito pela comunidade. "Esses participantes vão trazer informações muito importantes. O grupo técnico tem que captar, através dessas informações, as necessidades da população, para propor um modelo de melhoria para a cidade e indicar formas de minimizar os problemas de mobilidade”, declarou o secretário de Transportes, Rinaldo Tacola.
De acordo com o secretário, “os problemas de mobilidade que a cidade tem não serão resolvidos em curto prazo, mas a equipe técnica tem a função de detectar as prioridades e estabelecer prazos”.
Para o prefeito Fernando Fernandes, “Taboão é uma cidade em pleno desenvolvimento e a elaboração desse plano abre a possibilidade de melhorar a acessibilidade e a mobilidade das pessoas”.
A secretaria de Mobilidade tem dois canais diretos à disposição da população para enviar sugestões, críticas e solicitações: mobilidade@taboaodaserra.sp.gov.br e mobilidadetaboao@imtraff.com.br