Atraso na coleta de lixo deixa Taboão da Serra suja
Andando pela cidade é possível ver o acúmulo de lixo amontoado nas calçadas. Muitos moradores têm reclamado que o caminhão, que faz a coleta, não tem mais horário certo para passar e, além disso, a coleta era feita três vezes por semana, agora são apenas duas, isso vem acontecendo em vários bairros da cidade.
“Aqui no bairro a coleta está sendo feita, no máximo, duas vezes por semana. Enquanto isso os sacos de lixo são rasgados pelos cachorros, sujando as ruas que fica com mau cheiro”, diz um morador do jardim Saint Morritiz.
Segundo o responsável pelo setor de Limpeza Urbana de Taboão da Serra, Maicon Warren, houve um aumento significativo na coleta de lixo de novembro para cá, somente neste mês foram coletados 6100 toneladas de lixo e em dezembro 7100 toneladas. Nos últimos meses tem chovido muito e com isso o volume de lixo da cidade aumentou.
Foto: Rose Santana
Segundo a prefeitura, a empresa de coleta de lixo já foi advertida três vezes por semana
Outro problema, segundo Warren, é que a empresa que faz coleta de lixo em São Paulo joga o lixo no mesmo aterro que Taboão, em Caieiras. A empresa de São Paulo é parceira do aterro. Quando os caminhões chegam ao aterro precisa esperar para passar pela balança, como são parceiros, os caminhões da Viva Ambiental de Taboão da Serra ficam para traz, gerando um atraso enorme no despejo dos detritos. O que a Viva Ambiental fazia em no máximo em uma hora, agora está levando de três a quatro horas.
Em relação à coleta nos bairros, segunda a assessoria de imprensa da prefeitura, a empresa já foi advertida para voltar a fazer a coleta três vezes por semana. Caso não regularize será multada pela Prefeitura.
A coleta de lixo deve ter hora e dias marcados para o recolhimento, isso está garantido na Lei Municipal 612/81 e 1713/07.
“É bom saber que existe uma lei, normalmente colocamos o lixo de manhã, porque era esse o horário, mas ultimamente tem ficado o dia todo, porque não sabemos mais quando o lixo será recolhido”, diz a moradora Francisca Bernardo.
Janeiro é um mês que chove bastante, o volume de água e a sujeira são os grandes responsáveis por problemas de bueiros entupidos, que causam enchentes, isso é provocado em grande parte pelos sacos de lixo colocados na calçada e entulhos jogados nas ruas.
Mas para tudo funcionar como deve, é preciso que a população também faça sua parte, e só coloque os lixos na rua, pelo menos duas horas antes do horário determinado, que esperamos que a empresa em breve anuncie.
“Respeitar o dia e horário da coleta do lixo de sua região é importante para prevenção de doenças e enchentes e para se viver numa cidade limpa” – Taboão Legal.
A reportagem entrou em contato com a empresa de Limpeza Urbana Viva Taboão, mas até o final desta reportagem não obteve retorno.