Arrecadação com multas de trânsito é 32% menor do que o esperado
A arrecadação com multas de trânsito em Taboão da Serra no ano passado ficou 32% abaixo da previsão inicial da prefeitura. A expectativa era de uma arrecadação de pouco mais de R$ 10 milhões, mas o montante arrecadado foi de R$ 6,7 milhões.
De acordo com Claudinei Pereira, secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, a queda na arrecadação é explicada pela conscientização do motorista. “Esses números mostram que os motoristas estão cometendo menos infrações, as multas são pesadas e autuar também é uma forma de educar”, disse.
Foto: Eduardo Toledo
Agente de Trânsito durante trabalho no Centro de Taboão da Serra
Para o vereador Paulo Félix, a explicação é outra. “No ano passado, a Polícia Civil investigou um possível esquema de baixas irregulares de multas de trânsito, isso pode ter influenciado nesses números. Outra questão é que o contrato com a empresa que cuida dos radares estava cancelado e por alguns meses essas multas não foram emitidas”, afirma.
Pereira refuta as informações de Paulo Félix e garante que a diminuição de arrecadação não passa por nenhum das duas hipóteses. “O contrato que estava cancelado era apenas para a administração do sistema, as multas foram aplicadas. E essa coisa informação da investigação, não procede de forma nenhuma”.
Segundo apurou o Blog do Toledo, o valor das multas de trânsito é usado exclusivamente em ações para melhorar o sistema viário da cidade. Todo dinheiro arrecadado vai para a secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana.
Frota
A frota de Taboão da Serra cresceu muito nos últimos anos. Hoje, a cidade tem registrados 93 mil veículos, mas a frota flutuante, carros que circulam pela cidade, é de 270 mil por dia. Só na rodovia Régis Bittencourt circulam diariamente 35 mil veículos.
——————————————–
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook