EM ALTA
Home

Após denúncias, Evilásio será investigado pelo Tribunal de Justiça

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

08/06/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

A juíza da Vara Criminal de Taboão da Serra, Flavia Castellar Oliverio, encaminhou nesta segunda-feira, dia 6, um ofício à Câmara Especializada em Crimes Praticados por prefeitos (Cecrimp) do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para que sejam tomadas providência em relação a “eventuais condutas criminosas, em tese praticadas pelo atual prefeito municipal de Taboão da Serra, Sr. Evilásio Cavalcante de Farias”.

 Veja o ofício encaminhado para o Tribunal de Justiça
 Paulo Félix comenta denúncia contra o prefeito Evilásio Farias
Leia tudo o que foi publicado sobre o escândalo do desvio de dinheiro público

O pedido da juíza tem como base as investigações que estão sendo realizadas pela Delegacia Seccional de Taboão da Serra, que apura as fraudes cometidas na prefeitura, onde o rombo nos cofres públicos podem chegar a R$ 10 milhões.

Foto: Eduardo Toledo

O prefeito Evilásio Farias durante entrevista coletiva nesta terça-feira

A Constituição Federal garante que os prefeitos têm foro privilegiado, cabendo ao Tribunal de Justiça mover ações. Em seu ofício, a juíza Flavia Castellar Oliverio encaminha cópias dos depoimentos colhidos pela delegacia seccional onde Evilásio Farias é citado em pelo menos dois depoimentos de testemunhas.

Edmilson Alves Ricci, ex-secretário de Finanças da prefeitura de Taboão da Serra, uma das testemunhas, disse em seu depoimento que enquanto esteve a frente da pasta constatou várias irregularidades “e que levou tais irregularidades ao conhecimento do prefeito Evilásio”. Entre as denúncias feitas por Ricci, estão o contrato com a empresa Viva Ambiental que cuida da coleta de lixo, compra de remédios superfaturados e pagamento de propina.

Em outro depoimento, uma testemunha, que teve seu nome preservado, disse que soube através de comentários na prefeitura que o prefeito Evilásio Farias teria recebido propina de uma construtora por ter “providenciado condições” para o condomínio se instalar em uma área de proteção ambiental.

Diante dos indícios levantados pela investigação policial, a juíza encaminhou o ofício para o Tribunal de Justiça para que sejam apuradas todas as denúncias feitas pelas testemunhas.

Repercussão

O vereador Paulo Félix, que também teve acesso ao material, disse que recebeu cópias do documento e que agora, com essas denúncias, a investigação sobe de patamar. “São extremamente graves as denúncias feitas, e agora a investigação é direta contra o prefeito Evilásio”, disse.

Félix disse que a partir de agora, o prefeito Evilásio passará a ser investigado por uma câmara especializada. “Os promotores tem toda orientação, treinamento em casos análogos como esse. Estamos acompanhando muita preocupação o desenrolar da crise, acompanhamos com muita apreensão, mas com serenidade”, afirmou.

Em relação ao depoimento da testemunha que teve sua identidade preservada, o vereador disse que “o testemunho é devastador, muitas prisões que foram feitas nessa segunda-feira foram baseadas nas denúncias feitas por essa testemunha”.

O vereador prometeu ainda protocolar um ofício pedindo a quebra de sigilo telefônico e bancário do prefeito Evilásio Farias, de sua vice e de seus secretários. “O prefeito já colocou esses dados a disposição durante uma entrevista a TV Bandeirantes, então queremos receber essas informações”.

 

Notícias relacionadas