EM ALTA
Home

Apeoesp realiza protesto contra corrupção na Câmara Municipal

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

01/06/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

A Apeoesp Taboão da Serra promoveu na noite desta terça-feira (31), na Câmara dos Vereadores, um ato contra corrupção. No protesto os manifestantes usaram nariz de palhaço, apitos e um carro de som.

As Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) reivindicam o enquadramento da profissão magistério, uma vez que o novo estatuto não as contemplou. “Temos os deveres dos professores, mas não os seus direitos”, disseram em coro, as ADIs presentes na manifestação.

Foto: Rose Santana

Protesto aconteceu dentro e fora da Câmara Municipal de Taboão da Serra

De acordo com as ADIs, elas desenvolvem as mesmas atividades que os professores da rede, tem tanta responsabilidades quanto eles, mas não recebem os mesmos benefícios, nem reconhecimento e nem o salário. Um professor recém-contratado pela prefeitura tem um salário inicial de R$ 1.864,00 por 30 horas semanais, enquanto uma ADI recebe R$ 668,00 pelas mesmas 30 horas.

Fazemos planejamento, semanários, diários de classe, reunião pedagógica, avaliação de alunos e até troca de fraudas. Exigiram que tivéssemos formação de magistério ou pedagogia, tem gente que tem até pós-graduação, mas não é valorizado. Isso é uma vergonha. Nem convênio nós temos”,

Os recentes escândalos de corrupção, que levou para cadeia três vereadores, funcionários e ex-funcionários da prefeitura de Taboão também entraram na pauta de protestos.

O outro motivo do ato foi a respeito da maneira “desrespeitosa” que o secretário de Educação José Marcos, tratou as professoras mais antigas no município. “Tratamento deselegante e autoritário do secretário de Educação, José Marcos e do secretário de gestão, Gilmar”, dizia o manifesto.

Segundo a Apeoesp a luta é “pela imediata cassação dos vereadores corruptos, devolução aos cofres públicos de todo dinheiro roubado e desviado, pelos vários esquemas montados dentro da prefeitura, revogação da Lei do IPTU que achaca a população de Taboão da Serra, não a terceirização das creches municipais e não a privatização da saúde promovida pelo prefeito Evilásio Farias, enquadramento das ADIs no estatuto do magistério. Contra o assédio moral e o autoritarismo na rede municipal de educação, um ato ‘Fora José Marcos’ e pró-moradia, transporte de qualidade e serviços públicos que atendam decentemente a população taboanense”.

Notícias relacionadas