André Egydio, secretario de Tecnologia de Taboão da Serra aposta em inovação para otimizar gestão e serviços públicos
4 min de leitura
Por Rose Santana
O secretário de Tecnologia e Inovação de Taboão da Serra, André Egydio, destacou, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, dia 16, os avanços da pasta, os desafios financeiros enfrentados e os principais projetos em andamento para modernizar a gestão pública e ampliar os serviços digitais à população.
Segundo Egydio, a Secretaria ainda está em fase de estruturação, uma vez que foi criada recentemente. “É uma secretaria nova e ela precisa, juntamente com a Prefeitura, vencer as dificuldades financeiras de Taboão da Serra que atrasam nossos projetos. Mas estamos avançando”, afirmou.
Entre os destaques, o secretário enfatizou a ampliação dos pontos de Wi-Fi gratuito na cidade, uma ação que já alcançou mais de 60 locais, incluindo praças, unidades de saúde e equipamentos públicos. “Instalamos Wi-Fi em diversos pontos. O prefeito Engenheiro Daniel pediu a ampliação, e isso tem sido muito bem recebido. Em um posto de saúde, por exemplo, enquanto o cidadão aguarda atendimento, pode acessar a internet”, explicou.
André Egydio também ressaltou a importância da secretaria como uma ferramenta para reduzir custos e aumentar a eficiência da máquina pública. “A nossa secretaria é diferente. Muitas gastam, a nossa ajuda a economizar. Estamos otimizando processos, reduzindo o uso de papel e diminuindo gastos com impressoras”, disse. Segundo ele, o objetivo é implementar uma prefeitura digital, com processos automatizados e mais econômicos.
Um dos desafios atuais é suprir a demanda por equipamentos de informática. “Hoje temos um grande pedido da Secretaria da Saúde com a aquisição de computadores para a implantação do prontuário eletrônico, além da telemedicina. São projetos importantes e nossa equipe está empenhada em viabilizá-los”, afirmou.
Pais mais tranquilos
Outro projeto em destaque é o sistema de reconhecimento facial nas escolas municipais, que enviará notificações para os pais no momento em que os filhos entrarem e saírem da unidade. A proposta também visa otimizar a chamada nas salas de aula, a segurança dos alunos e o controle da merenda escolar. “Com isso, será possível saber o número exato de alunos presentes e preparar a merenda na medida certa, evitando desperdício e melhorando a qualidade dos alimentos”, explicou Egydio.
Para viabilizar os projetos, o secretário afirmou que buscará recursos junto ao governo federal para Taboão da Serra. “Estamos montando os projetos e vamos a Brasília em busca de verbas e emendas parlamentares”, disse.
Economia
Um dos principais avanços foi a migração do sistema de telefonia da Prefeitura para o modelo VoIP. “Essa mudança, que deve ser finalizada em breve, vai gerar uma economia de R$ 45 mil a R$ 50 mil por mês. Era algo simples de ser feito, mas que nunca tinham tomado a iniciativa”, explicou Egydio.
Outra frente importante é a implantação do sistema SEI (Sistema Eletrônico de Informações), que já está em uso por cerca de 40% da administração municipal. “Essa economia com papel, impressoras e até combustível será significativa. A adesão está crescendo com o apoio dos secretários e dos próprios funcionários”, ressaltou Rafael Lima, secretário adjunto de Tecnologia e Inovação.
Pensando em inclusão digital, Rafael Lima anunciou que, a partir do segundo semestre, será iniciada a o projeto da Escola de Tecnologia. “Vamos além dos cursos básicos. Com parcerias com SENAI e SENAC, vamos oferecer formação em inteligência artificial, robótica, programação e manutenção de computadores, principalmente para as periferias da cidade”, adiantou.
Segundo André Egydio, a Secretaria também trabalha com a assistência social para levar cursos de tecnologia à terceira idade. “Além de acesso a direitos, vamos ensinar informática para os idosos. Foi muito bem aceito, principalmente por ajudar a prevenir golpes”, comentou.
Ao final da entrevista, Egydio reforçou o compromisso da equipe. “Temos uma equipe excelente, muito dedicada, e estamos trabalhando para entregar resultados concretos à população. Nosso foco é fazer a tecnologia melhorar a vida do cidadão”, concluiu.
TAGS
2025
André Egydio
Economia de Recursos
Escola de Tecnologia
Governo Municipal
Inclusão Digital
Inovação na Gestão Pública
Inovação Pública
Modernização Administrativa
Modernização da Prefeitura
Polo Tecnológico
Prefeitura Digital
Prontuário Eletrônico
Rafael Lima
Reconhecimento Facial nas Escolas
Redução de Custos Públicos
Tecnologia e Informação
Tecnologia Taboão da Serra
Wi-fi Gratuito
Wi-Fi Gratuito Taboão da Serra
Notícias relacionadas
Embu das Artes
Perseguição policial em Embu das Artes termina com a morte de um suspeito e prisão de outro
21/10/2025
São Paulo
Pane na Linha 4-Amarela causa lentidão e transtornos em São Paulo nesta terça-feira
21/10/2025
Embu das Artes
Embu das Artes se prepara para o Embu Rodeio Fest 2025 com grandes shows e rodeio no Parque do Rizzo
20/10/2025