Alunos desocupam escolas em todas as cidades da região
Após tantas manifestações e ocupações de escolas estaduais feitas por alunos que são contra a reorganização escolar, o Governador do Estado, Geraldo Alckmin, adiou a implantação do projeto. Isso fez com que diversas instituições de ensino fossem desocupadas e as aulas retomadas e, nesta semana, escolas da região foram devolvidas às suas direções para que os alunos concluíssem o ano letivo de 2015.
Na última quarta-feira, dia 9, foi a vez dos alunos desocuparem a E.E. Asa Branca da Serra, em Itapecerica da Serra. Foram 14 dias de ocupação pelos alunos, que realizaram diversas atividades dentro das instituições, entre elas uma espécie de Virada Cultural.
Em nota divulgada na página do Facebook, os manifestantes dizem que entraram em acordo com a direção da escola após leitura de carta com algumas reivindicações feitas, entre elas a criação de um grêmio estudantil, melhorias na rede estrutural de ensino, livre acesso de alunos às áreas de aprendizado da escola e a não opressão aos alunos pelos pais e professores.
Os alunos afirmam que a desocupação foi um ato de maturidade, conforme parte da nota divulgada por eles. “Hoje, 09/12 a escola E.E Asa Branca foi desocupada, é entregue para a direção, após a leitura da carta de nossas reivindicações. E isso NÃO foi uma desistência, ou arrego, isso foi maturidade, isso foi ser justos com nós mesmos”.
No mesmo dia a página oficial da E.E. Asa Branca da Serra publicou que as aulas seriam retomadas na quinta-feira, dia 10, e que em breve divulgarão o calendário de reposição de aulas referente ao período de ocupação.
“Caros pais, mães, estudantes e responsáveis. Informamos que hoje, 09 de Dezembro, os estudantes realizaram a desocupação oficial da escola. Convocamos todos os docentes, funcionários e estudantes para o retorno as aulas regulares no período da manhã e da tarde a partir de amanhã, quinta-feira dia 10 de Dezembro. Em breve divulgaremos calendário de reposição referente ao período de ocupação”.
Escolas ocupadas na região
Ao todo cinco instituições de ensino público foram ocupados nos últimos dias. Em Embu das Artes foram as Escolas Elizete Bertini e a Ede Wilson Gonzaga. Em Taboão da Serra foram a Domingos Mignoni e Antonio Inácio Maciel. Em Itapecerica foi a Asa Branca da Serra.
Não há nenhuma informação confirmada sobre as reposições das aulas. Os diretores das escolas pedem que cada responsável compareça à instituição para informações sobre o ano letivo de 2015.