Alunos da rede pública começam ano letivo sem uniforme em Embu
A incerteza política de quem comandaria a cidade teve consequências práticas na vida dos embuenses. Em dois meses, o município de Embu das Artes, passou três vezes por troca de prefeito, o resultado foi que muitas medidas que deveriam ser tomadas com antecedência, foram adiadas. Uma delas foi a compra e entrega de uniforme e material escolar para os alunos da rede municipal.
A Gazeta visitou na manhã de quarta-feira, dia 15, a escola infantil José Arnaldo Mellone, na Estrada Professor Cândido Mota Filho em Embu das Artes, e constatou os alunos utilizando peças antigas de uniformes ou roupas comuns.
“É muito ruim começar o ano sem o material escolar e principalmente o uniforme. Criança pequena suja muita roupa e o uniforme ajuda demais, porque evita que nós utilizamos as roupas de lazer. Acredito que até março devem entregar”, destacou a dona de casa, Rayne Cardoso de 26 anos.
As aulas na rede pública de Embu das Artes começaram na manhã de segunda-feira, dia 13 de fevereiro, e segundo o morador Anderson de Oliveira, a informação passada na escola José Arnaldo Mellone, era que não existia uma previsão de entrega para o uniforme e material.
“Não temos nenhuma informação concreta de quando a entrega irá acontecer, ano passado no começo de fevereiro algumas escolas já estavam recebendo os kits completos. É muito ruim termos que ficar mandando as crianças com as roupas de casa”, destacou Anderson de Oliveira.
Procurada, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Embu das Artes, informou que o processo de licitação para compra dos uniformes e materiais escolares já foi aberto e que a Secretaria de Educação está montando o cronograma de entrega, ainda sem data.
Prefeito. Ney Santos foi eleito com 79,4% dos votos válidos, porém no dia 9 de dezembro foi alvo de um mandado de prisão preventiva na primeira fase Operação Xibalba e ficou foragido por dois meses. Acusado por tráfico de drogas e ligação com o crime organizado, Santos teve a prisão determinada pela Justiça.
A diplomação de Ney Santos e seu vice estava marcada para o dia 19 de dezembro, mas foi barrada pela Justiça. No dia 1º de janeiro o vereador Hugo Prado (PSB) foi eleito presidente da Câmara e assumiu a prefeitura.
Na primeira semana de fevereiro, o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou a diplomação e posse do prefeito Ney Santos e do vice, Dr. Peter. No dia 9, Ney Santos tomou posse do cargo e assumiu a Prefeitura de Embu das Artes.
Taboão da Serra. Não muito diferente da situação de Embu das Artes, os alunos da rede pública de Taboão da Serra também voltaram às aulas no dia 6 de fevereiro, sem uniforme e material escolar.
A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Taboão da Serra, que informou que a Secretaria Municipal de Educação também está montando o cronograma de entrega. A assessoria não informou se o processo de licitação já foi ou não concluído.