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Alça da Régis Bittencourt começa a ser sinalizada

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Redação

12/09/2011 00:00
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Por Nely Rossany, da Gazeta SP

Os motoristas que trafegam pelo trecho sul do Rodoanel ainda não podem utilizar a alça de acesso para a Régis Bittencourt na altura da entrada da cidade de Embu das Artes. De acordo com a Dersa, as alterações na sinalização estão sendo feitas e ficarão prontas até a segunda quinzena de setembro, dependendo das condições climáticas e situações de tráfego na rodovia.

A Autopista OHL, concessionária que administra a BR-116, diz que a pista só será liberada depois de vistoria feita em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para verificar se as alterações estão de acordo com o projeto apresentado.

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP

Alça será destinada só para veículos leves; Caminhões vão continuar usando acesso antigo

Mesmo pronto desde julho de 2010, o acesso que custou R$ 17 milhões continua fechado e chegou a ser cogitado que o motivo seria por uma falha no projeto. O argumento era de que ele é inseguro, pois há um afunilamento no final da alça, bem no encontro com a Régis Bittencourt. Essa situação exige que os motoristas reduzam a velocidade para entre 40 km/h e 60 km/h, e no encontro com os fluxo de veículos da rodovia que trafegam a uma velocidade de 90km/h poderiam causar acidentes.

A Dersa afirma que não houve erro e que o projeto contemplou dois acessos distintos. O primeiro, destinado a veículos que trafegam em velocidades menores, como caminhões, este em funcionamento desde 2002 e outro destinado a veículos leves, mais velozes, que ainda está fechado. “A decisão pela construção de duas alças distintas foi tomada para organizar diferentes fluxos de tráfego, como aquele que chega à Regis vindo do Rodoanel, o já existente na rodovia, o dos usuários que desejam acessar a cidade de Embu e aqueles que desejam atingir outros destinos ao sul, além de aumentar a capacidade de tráfego no dispositivo”, informou a Dersa através de nota oficial.

Nova sinalização

A Dersa informou ainda que em 2010, a pedido da ANTT e da Autopista, instalou  barreiras e sinalização de solo, de forma a suprimir uma faixa de rolamento do acesso à pista esquerda da Regis e que agora coloca em prática novo projeto de sinalização voltado à ordenação do tráfego nas faixas de rolamento da Rodovia Regis, que deve ser concluído ainda este mês.  

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