EM ALTA
Home

Adolescente autista é esquecido dentro de Centro de Reabilitação

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

25/09/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————-

Um adolescente portador de autismo foi esquecido dentro do Centro de Reabilitação do Jd. Vitória, em Taboão da Serra, na tarde desta segunda-feira, dia 24. O jovem, de 17 anos, passou cerca de seis horas trancado, sozinho, dentro do local. O caso foi registrado na delegacia como perigo para a vida ou saúde de outrem, com pena prevista de três meses a um ano de prisão.

Segundo informação da família, o adolescente sofre de autismo e estava no Centro de Reabilitação do Jd. Vitória há apenas três dias. De acordo com sua irmã, Ariane Alves Moreno, uma funcionária da prefeitura ligou para a casa da sua avó, por volta das 17h, e avisou que a perua que transportava os alunos estava quebrada e que os seus pais teriam que buscar o jovem.

Foto: Eduardo Toledo

Pai e irmã do adolescente que ficou preso dentro do Centro de Reabilitação

“Minha avó mora em outra casa e meus pais são surdos-mudos, quando foram buscar meu irmão, por volta das 18h, a escola estava fechada”, disse Ariane. Segunda ela, os pais voltaram para casa, no Jd. Record, imaginando que o filho seria transportado em outro veículo. “Quando deu 19h meus pais ficaram preocupados, ligamos para a Polícia Militar e alguns vizinhos foram procurar meu irmão, mas ninguém achou ou tinha informação sobre ele”.

Ariane disse que ligou diversas vezes para o Centro de Reabilitação e também para a secretaria de educação. “Ninguém atendeu, a gente já não sabia mais o que fazer”. A família procurou a Guarda Civil Municipal que iniciou a busca pelo jovem. Os GCMs Bernardes, Xavier e Blanco decidiram ir até o Centro de Reabilitação.

Segundo Blanco, por volta das 23h40, eles decidiram pular o muro para procurar o adolescente. “Dei duas voltas no pátio, mas não tinha ninguém lá. Quando eu iluminei uma das salas com a lanterna, o rapaz abriu a cortina. Eu pedi para ele ter calma e arrombei a porta para resgatar ele”, disse Blanco.

Muito assustado e nervoso, o jovem foi levado para a delegacia. Segundo a irmã, ele estava com muita fome e sede. “Ele tem que tomar os remédios todos os dias às 22h, senão ele fica muito nervoso e começa a se arranhar e a se morder”, lembra. As salas onde o adolescente estava ficaram completamente reviradas. “Ele estava bastante transtornado com tudo o que aconteceu”, disse Ariane.

O adolescente foi levado para casa, mas segundo a família, ele não deve voltar para o Centro de Reabilitação. “Eu acho que ele não vai querer voltar pra lá, imagina passar tudo o que ele passou, ficar mais de seis horas trancado no escuro. Nossa preocupação é ele ficar traumatizado e piorar o comportamento”, afirmou Ariane.

Investigação

A Polícia Civil irá investigar de quem é a culpa por ter deixado o adolescente trancado dentro do Centro de Reabilitação. Os funcionários da prefeitura serão chamados para depor ainda nesta semana.

Segundo informações obtidas pelo Portal O Taboanense, a coordenadora do local, Selma, estava afastada por motivos de saúde e não foi trabalhar nesta segunda-feira. A prefeitura irá abrir um processo administrativo para apurar quem foi o responsável pelo esquecimento do jovem no local. O Centro de Reabilitação, que funciona na rua João Floriano Cepo, 80, Jd. Vitória, é de responsabilidade da secretaria de Assistência Social.

Outro caso

Na última quarta-feira, dia 19, um acidente na Escola Municipal Infantil Bidu, no Jd. Freitas Júnior, deixou uma criança de cinco anos gravemente ferida. Segundo a versão apresentada para os pais, uma televisão, de 29 polegadas, caiu sobre o aluno que ficou ferido e continua internado no Hospital Geral do Pirajuçara, em Taboão da Serra.

Segundo Katia Pereira Cardoso dos Santos, mãe da vítima, o filho foi socorrido pelo Samu e está internado no Hospital Geral do Pirajuçara. “O que me disseram é que uma televisão caiu na cabeça do meu filho. O que eu sei é ele está em estado grave, ele sangrou muito pelo ouvido e nariz”, disse.

 

 

Notícias relacionadas