A bandeira do município de Taboão da Serra
2 min de leitura
〉 Eduardo Toledo, especial para o Portal O Taboanense
Taboão da Serra foi emancipada em 1959, mas o município só teve uma bandeira oficial em 1970, quando o prefeito da época, Ary Dáu, promulgou a lei que havia acabado de ser aprovada pela Câmara Municipal. Veja cópia da lei que instituiu a bandeira taboanense.
A lei 350/1970, de 30 de abril de 1970 institui a bandeira e fala de suas características: “a bandeira terá três formados por três palas (faixa sem sentido vertical) nas cores branca, vermelha e preta, representando, respectivamente a contribuição do branco, do índio na nossa formação de cruza, euro-amérindia no primeiro quartel do quinhentismo, vieram os mamelucos, nascidos ali em Santo André, descendentes de João Ramalho, aquele beirão ilustre que foi o pai dos primeiros paulistas. E, posteriormente o preto que com o seu trabalho, foi o cooperador valioso em prol da economia nacional; no segundo campo ou sobre a pala do centro, de vermelho, vem o Brasão da Cidade, reproduzido em seu todo”, é o que diz a lei.
Não se tem notícias sobre o artista que desenhou a bandeira, mas ela foi hasteada na prefeitura pela primeira vez já em maio do mesmo ano.

Notícias relacionadas
Taboão da Serra
Morre aos 96 anos Seu Agenor, um dos servidores públicos mais antigos de Taboão da Serra
23/08/2025
Taboão da Serra
Paulo Ayres: o homem que ajudou a transformar Taboão da Serra com o Instituto Pinheiros
15/08/2025