Leandro Daniel Perdomo é campeão do I Torneio de Xadrez de Taboão
Por Renata Gomes
O Xadrez está ganhando grande espaço na cidade de Taboão da Serra. Mais de 170 enxadristas compareceram ao Cemur, no sábado (14), para o I Torneio Aberto de Xadrez promovido pelo Governo Municipal através da Secretaria de Esportes e Lazer. O grande campeão da competição foi o argentino Leandro Daniel Perdomo que está há quatro anos no Brasil, morador do Campo Limpo. O vice campeão foi o taboanense Ricardo Desideri, do Parque Pinheiros.
Leandro faturou um notebook e elogiou bastante o evento. “Esta é a primeira vez que participo de um campeonato de xadrez nesta região e estão todos de parabéns. Muito organizado, bastante gente participando, estou muito contente. Meu notebook está velho, vou aproveitar que ganhei este novo”, disse Perdomo que já foi Campeão Argentino e Panamericano Juvenil de Xadrez.
Foto: Divulgação
Leandro, Ricardo e Milson comemoram o primeiro, segundo e terceiro lugares
O vice campeão, Ricardo Desideri ressaltou que esse é o caminho incentivar mais enxadristas de Taboão da Serra. “O xadrez é educação, crescimento, disciplina e é uma atividade de muita importância principalmente para os estudantes. A competição foi bem interessante, e o caminho é este mesmo, investir para o incentivo de jogadores da modalidade em nossa cidade”, falou.
A abertura realizada pela manhã contou com a apresentação da Escola Municipal de Bailado e a presença do Prefeito Dr. Evilásio Farias, da vice prefeita e secretária de Cultura Márcia Regina, do Secretário de Manutenção Carlos Eduardo de Toledo, do Secretário de Comunicação Mário de Freitas, do Secretário de Esportes e Lazer Luiz Lune, do Campeão Brasileiro de Xadrez Giovanni Portilho Vescovi, do campeão brasileiro de Xadrez Adaptado para Deficientes Visuais Roberto Carlos e do coordenador de xadrez da Prefeitura de São Paulo Egnon Viana.
No encerramento, os participantes ficaram encantados com a apresentação dos alunos de Kung Fu do professor Reinaldo Moreno que fez o convite para os presentes conhecer a modalidade.
A disputa foi comandada pelo árbitro internacional Marius Romboudt Ferreira Van Riemsdijk e recebeu enxadristas de várias cidades, estados e até o estrangeiro que levou o título de campeão. Para o organizador geral da competição, professor Nello Aguiar o torneio superou todas as suas expectativas e o resultado foi muito positivo.
“Parabéns a todos pela participação, foram quase 10 horas de Xadrez aqui no Cemur envolvendo crianças, adolescentes, idosos e até dezembro vamos tentar promover mais um torneio aberto”, informou o Secretário de Esportes Luiz Lune.
Homenagens especiais
A Secretaria Municipal de Esportes realizou cinco homenagens especiais para os participantes. Mário Pacheco da Galeria de Xadrez Borba Gato recebeu a premiação de enxadrista mais idoso. “Foi muito agradável e organizado e o que chamou a atenção foi a inovação de levar as pessoas que terminaram a partida para outro ambiente. Faziam mais de 15 anos que eu não jogava”, brincou.
Matheus Goya Outi recebeu a premiação de enxadrista mais novo da competição. Flavia Hasegava que veio de Mato Grosso apenas para participar da competição, recebeu a premiação de melhor enxadrista feminina. Demetrio Brocco foi homenageado com a premiação de melhor enxadrista portador de deficiência física e Danilo Padula Barbosa recebeu o troféu de melhor atleta de Taboão da Serra.
Confira a Premiação Geral
1.º Leandro Perdomo
2.º Ricardo Desideri
3.º Milson Theodoro
4.º Nilton Hirota
5.º Sérgio Luiz dos Santos
6.º Maurino de Moraes
7.º Sandro Chacolla
8.º Herivelto Santana
9.º Roberto Carlos Hengles
10.º Haroldo Wonsonski