EM ALTA
Home

Programas educacionais beneficiam alunos com deficiência e promovem acessibilidade

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

17/05/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Em Taboão da Serra, cidade localizada na Grande São Paulo, os alunos com deficiência matriculados na rede municipal de ensino recebem um cuidado especial na hora da aprendizagem. Exemplo disso pode ser encontrado nas aulas do Programa Informática Educacional.  Alunos das escolas especiais, escolas de apoio, habilitação e reabilitação contam com recursos adaptados, que atendem às necessidades de cada deficiência.

Para alunos com baixa visão, por exemplo, são usados recursos para ampliar a tela. Dessa forma, o aluno consegue ler o que está sendo proposto na atividade a ser trabalhada. Além disso, são utilizados programas específicos que fazem a leitura de todo o conteúdo mostrado na tela. Para os alunos com múltiplas deficiências, são utilizados softwares com  atividades lúdicas, lógicas, que utilizam o áudio e que trabalham também a coordenação motora.

O Programa Informática Educacional – uma iniciativa da Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia – é desenvolvido em parceria com a empresa Planeta Educação, especializada na implantação de soluções educacionais.

“A acessibilidade vem causando um impacto significativo no processo de ensino-aprendizagem, abrindo perspectivas novas de acesso ao conhecimento universal e possibilitando uma interessante maneira de produzir conhecimentos em rede digital de comunicação. O trabalho pedagógico apoiado no computador pode despertar na pessoa com deficiência o interesse e a motivação pela descoberta do conhecimento, a partir do mecanismo do aprender-fazendo”, explica Elisete Baruel, diretora de Educação da Planeta Educação.

Além do Programa de Informática Educacional, Taboão da Serra oferece aos alunos com deficiência o programa de Línguas Estrangeiras. Também desenvolvidas em parceria com a Planeta Educação, as aulas de inglês possuem uma metodologia rica e diferenciada, disponibilizando recursos que permitem atender a diferentes públicos e necessidades, trabalhando com vídeo, áudio, flashcards, materiais manuais, brincadeiras em grupos, gincanas, entre outros.

É importante ressaltar que os professores participam de programas de formação que os capacitam a lidar com situações em que os materiais de sala de aula deverão ser adaptados para atender aos alunos com deficiência.  

Mais de 140 alunos atendidos no CIADEVA

Além de atender às escolas municipais de Taboão, os Programas Informática Educacional e Línguas Estrangeiras beneficiam também mais de 140 alunos do Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual e Auditivo (CIADEVA).

No Centro de Integração, alunos com deficiência visual são atendidos em grupos de no máximo cinco, para que haja concentração total. Durante as aulas, eles utilizam softwares específicos e fones de ouvido. Os alunos com baixa visão realizam atividades ampliadas ou programas específicos que minimizem as dificuldades de visualização.

Os alunos que tem deficiência auditiva, por sua vez, também se beneficiam da tecnologia como recurso de aprendizagem e, para que haja comunicação, as aulas são ministradas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

“É importante destacar que a informática adaptada a pessoas com deficiência possibilita autonomia, aprendizado e desenvolvimento para os alunos que são atendidos diariamente neste projeto”, conclui Mariângela Machado, Coordenadora do Programa Informática Educacional da Planeta Educação.

Notícias relacionadas