São Lourenço da Serra tem projeto finalista do Prêmio Acessa SP
O Prêmio Acessa SP 2011 encaminha-se para a sua grande final, com a seleção dos 12 projetos de destaque apresentados ao comitê avaliador na última quarta-feira, 27. Entre os finalistas, divulgados na segunda-feira, 2 de maio, está o projeto “Google Docs”, desenvolvido no Acessa SP de São Lourenço da Serra.
Quem nunca viu um usuário de postos públicos de acesso à internet e de lan houses reclamar que não tem onde salvar arquivos? Com esse questionamento, o projetista Junio César, monitor do programa de inclusão digital do Governo de SP em São Lourenço da Serra, desenvolveu o curso Google Docs, plataforma que permite aos usuários salvar arquivos na rede de forma segura, livrando-os da necessidade de pen drives ou CDs para gravar os arquivos.
O monitor elaborou uma apostila especial para o curso, que fica disponível no blog do Acessa SP de São Lourenço da Serra. Assim, quem já passou pelo curso acaba atuando como replicador do conteúdo.
Prêmio Acessa SP 2011
Na terceira e última fase do Prêmio Acessa SP, os doze finalistas se apresentarão para uma Banca Julgadora, que poderá fazer perguntas sobre o projeto e irá selecionar, ao final, os três vencedores do Prêmio Acessa SP e o Projeto de destaque da Categoria Prêmio do Júri.
”O comprometimento dos monitores em criar e executar projetos de relevância social por meio da informática é o que dá vida ao Acessa SP. Este prêmio é o reconhecimento da importância desses trabalhos para as comunidades beneficiadas e para o Governo do Estado”, diz o secretário de Gestão Pública, Julio Semeghini.
Os projetistas que chegaram à final serão premiados com máquina fotográfica digital, certificado, troféu e placa para o posto. Os três vencedores ganharam notebooks, e o destaque do Júri leva um datashow.
Para conhecer os doze finalistas do Prêmio Acessa SP 2011, acesse www.gestaopublica.sp.gov.br.
Rede de Projetos
A Rede de Projetos do Acessa São Paulo (RdP) http://rede.acessasp.sp.gov.br/ é um espaço que tem como objetivo levar novos conhecimentos para a comunidade em que se situa o Posto do Acessa São Paulo e fazer dele mais que um lugar de acesso à internet. Mais de 300 planos já foram desenvolvidos e aplicados em salas do Programa espalhadas pelo estado. Todos são compartilhados no portal da RdP. Assim, é possível que haja um intercâmbio entre monitores de diferentes municípios, com o aprimoramento e a replicação de projetos expressivos.
Acessa SP
O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que já ultrapassou a marca de 50 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, são mais de 2 milhões de usuários cadastrados. Ao todo, são 623 postos em funcionamento em 533 municípios, com mais de 5 mil computadores e 1,2 mil monitores.
Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).