EM ALTA
Home

Coluna Em Off editada no dia 19 de abril de 2011

15 min de leitura
Foto do autor

Redação

19/04/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Ueba
Aê macacada, estamos de volta. Hummm, o leitor desconfiado pensa: “já vi essa história antes…” e tá certo! Apesar da nossa periodicidade nada religiosa, nossa coluna continua sendo a mais amada e a mais odiada de Taboão da Serra e região. E chega de lengalenga, chega de lero-lero e vamos ao que interessa, certo?
Na boca do povo
Já não é mais segredo pra ninguém, o meio político está fervendo, aliás, está em embulição. A disputa para a sucessão municipal já começou e os partidos andam confabulando entre si. Se a carruagem andasse do mesmo jeito que está hoje, Taboão da Serra teria, por baixo, uns oito candidatos a prefeito. Mas tem gente bancando a aposta: no máximo três, e olhe lá.

Encontros e desencontros
Quem mais está agitando o meio político é o PT. Primeiro porque a petezada adora uma reunião e depois porque o partido sustenta que irá lançar um candidato próprio a sucessão de Evilásio.  O primeiro encontro foi com o esfacelado PMDB, o segundo com o PTB de Arlete Silva (dá pra acreditar?) e o último, na segunda-feira, dia 18, com o PCdoB. Os próximos encontros serão com o PRB de Aprígio e PR, de Olívio Nóbrega.

Encontros e desencontros 2
A reunião entre o PT e o PTB aconteceu na casa da vice-prefeita Márcia. A conversa, um tanto informal, foi regada a cerveja e churrasco e talvez pela combinação explosiva (carne + álcool + política + sucessão) foi muito bem avaliada pelos dois partidos. Arlete Silva disse que amou conversar com a petezada e disparou: “a conversa foi mais que 10, foi 14”, disse, fazendo uma alusão ao número do seu partido.
Encontros e desencontros 3
A vice-prefeita Márcia também achou a conversa muito proveitosa, disse que os dois partidos falaram a mesma língua e que acredita em um bom acordo para a sucessão municipal. Só discordou da avaliação de Arlete Silva. “A reunião foi boa, mas minha nota é um pouquinho mais baixa do que a dela, pra mim foi 13”, cutucou.
Encontros e desencontros 4
O espaço onde o PT anda realizando os encontros, na laje da casa da vice-prefeita Márcia, no Jd. Saporito, foi batizado de “Espaço Ciranda”. Segundo Márcia, o nome foi dado porque ciranda é lúdica, todos dão as mãos, pode ser de qualquer tamanho e quem quiser entra e sai quando bem entender. Cheio de marra essa petezada, né não?
Encontros e desencontros 5
Mas as conversas não estão apenas na esfera dos partidos. O ex-prefeito Fernando Fernandes andou jantando com pessoas ligadas ao governo. Na semana passada foi visto no Hotel Transamérica almoçando com um secretário poderoso de Evilásio Farias. Como perguntar não ofende: quem pagou a conta?
Encontros e desencontros 6
Na semana passada outro almoço deu indigestão em muita gente. Um dia depois de matar uma picanha na casa da Professora Márcia, Arlete Silva foi almoçar com o vereador e prefeiturável Aprígio. O ex-vereador Engenheiro Nei (presente em todas as conversas petebistas) e o ex-vice-prefeito Israel Luciano também estiveram na churrascaria Angus, no Portal do Morumbi, onde a conversa foi longe.


Encontro de lideranças na semana passada: mais pimenta na briga pela sucessão

Encontros e desencontros 7
Parece que nem Aprígio e nem Arlete queriam que a conversa fosse em segredo, pois escolheram o lugar mais frequentado pelo meio político taboanense. Na mesa ao lado almoçavam os secretários Luis Lune e Salvador Grisafi, na outra o irmão de um vereador e na outra ponta do salão, um assessor de Fernando Fernandes.

Encontros e desencontros 8
Algumas lideranças já sentenciaram: difícil vai ser levar o vereador Olívio Nóbrega para conversar sobre o futuro político do PR na cidade. Dizem que o vereador com mais mandatos na Câmara (ao lado de Paulo Félix) se recusa a almoçar fora de casa. É que ele prefere o feijão com arroz de sua esposa, Irani.

Encontros e desencontros 9
Luis Antônio, outro prefeiturável fortíssimo, anda marcando seus encontros também. Na semana passada almoçou com um jornalista lá no restaurante O Garimpo. Para manter a forma, foi de peixinho grelhado e ainda gastou boas calorias contando sua trajetória política, desde quando era criança lá no Intercap até os dias de hoje.

Samba da perifa
Com a moral lá na estratosfera em todo país, o poeta Sérgio Vaz finalmente vai ser reconhecido aqui em Taboão da Serra. É que a história de sua vida será o enredo da escola de samba Imperatriz do Samba, atual campeã do carnaval taboanense. O convite feito por pelo presidente da agremiação, Oderlan Pereira, foi aceito e Vaz vai cair na folia em 2012. Merecido, né não?

Célebre frase
de Jean Cocteau: "A poesia é uma religião sem esperança".

Definição da indefinição?
O PT promove no próximo dia 15 o primeiro encontro municipal de 2011 que deverá, pelo menos na teoria, decidir se o partido terá ou não candidato a sucessão municipal. A decisão promete ser irreversível, mas como todos esperam a decisão de Evilásio, é possível que o encontro seja apenas mais uma reunião sem nada de concreto decidido.

Relógio atrasado
Muitos aliados do prefeito Evilásio Farias temem pela sua decisão de escolher o nome do candidato do grupo apenas no fim do ano. Assim como ocorreu na eleição para deputado federal, quando Evilásio decidiu lançar sua mulher, Rosiane Farias, às vésperas da campanha, muitas lideranças já haviam se comprometido com outros candidatos. Agora os aliados temem que alguns partidos da base também se decidam antes da vontade do prefeito.
Relógio adiantado
Alguns partidos defendem que o nome do candidato da administração seja definido até, no máximo, em junho. Alguns querem que a decisão aconteça ainda em abril. A desculpa que o candidato pode entrar em “processo de fritura” pela oposição não convence quase ninguém da base aliada.
Olha o rapa
Quem acha que o prefeito Evilásio anda “cochilando”, vai aí um aviso. Ele está conversando com muitas lideranças que estavam insatisfeitas no grupo de Fernando Fernandes. Em uma só tacada trouxe para o governo, bem longe das garras da oposição, o forte candidato Carlinhos do Leme, que surpreendeu a todos e foi o terceiro mais votado da coligação do PSDB em 2008.
Olha o rapa 2
Além de Carlinhos do Leme, Érica da Enfermagem e até a Quitéria, considerada braço direito de Analice Fernandes, já estão no governo. Uma liderança diz que em breve mais cinco nomes ligados ao ex-prefeito Fernando Fernandes devem abandonar o barco e integrar as fileiras governistas.

Célebre frase
De Alexis de Tocqueville : "Na política, os ódios comuns são a base das alianças”.

Cana
Continua correndo sob segredo de justiça as investigações de desvio de dinheiro na prefeitura de Taboão da Serra. A Polícia Civil já tem em mãos os nomes de quem fraudou o IPTU. Cerca de 160 contribuintes serão investigados pois aparecem na lista negra. Ao todo, só neste ano, os desvios chegaram a R$960 mil.

Cana 2
Sem querer tirar o sono de ninguém, a Polícia já tem uma tática para incriminar também os contribuintes que se beneficiaram da malandragem. Detalhe: as celas das cadeias são isentas de IPTU. Pelo menos uma boa notícia, né não?

Célebre frase
De Santo Agostinho : "Com a corrupção morre o corpo, com a impiedade morre a alma."

O próprio
A senha usada por Márcio Carrá para entrar no sistema e baixar indevidamente as cobranças de IPTU era “zelda”. Um funcionário da prefeitura, que está com o gosto de vingança na boca, anda disparando: “acho que ‘azeldou’ para ele”.

Pescaria
Frase de um secretário do prefeito Evilásio: “Jogamos a rede para pegar um lambari, mas vamos pescar uns tubarões”.

“Marqueting”
Muito interessante a capa do Jornal Folha do Taboão da última semana que abordou o esquema de corrupção que acontecia dentro da prefeitura. Para ilustrar a matéria colocaram a “tropa de choque” da GCM em uma espécie de operação militar. Parecia uma mistura da Swat com a Tropa de Elite. Ok, foi a GCM que desbaratou o esquema, mas quem deu voz de prisão foi o secretário Salvador Grisafi, que anda meio fora de forma, não estava fardado e que inclusive nem armado estava. Mãe, é isso que chamam de “marqueting”?

Furo
Confirmado, o ex-vereador Engenheiro Nei agora é 45. Isso mesmo, 45. Calma, ele continua no PTB (14), mas pelo menos na idade passou a assinar 45 anos. Ufa!

Nova fraude
Um funcionário da prefeitura está irritado, diz que foi vítima de um golpe na Internet. Segundo ele, após ver uma propaganda em um site (não o nosso) ele comprou por U$100 um aparelho para aumentar o pênis. Quando recebeu a encomenda, ficou furioso. Haviam lhe mandado uma lupa. Absurdo mas é verdade.

Queridinho
Quem caiu nas graças da imprensa foi o prefeito de Embu, Chico Brito. No final de março, ele saiu com diversos veículos de comunicação da região para visitar as obras que está tocando na cidade. Além de responder a todas as perguntas com muito bom humor, Chico mostrou que realmente veio para revolucionar Embu: as obras são de uma grandeza que dá inveja em todas as cidades da região.

Queridinho 2
Chico Brito mostrou muito jogo de cintura. Durante a visita a uma das obras, um garoto passou e gritou: “Fala Chico Bode”. Todos os jornalistas deram gargalhadas e Chico se saiu com essa: “Na campanha me chamavam de Chico Cabrito, mas tudo bem, é tudo caprino, né?”. Maleabilidade e simpatia são marcas dos grandes políticos.
Tática
Nas últimas eleições, duas lideranças trabalhavam para a mesma candidata a deputada. Os dois pediam votos em uma rua do Jd. Margaridas quando um eleitor pediu 1.000 blocos para votar na candidata. Sem pestanejar, um deles soltou essa: “Rapaz, você deu a maior sorte do mundo” e apontando para o outro colega, disse: “esse aqui é o diretor do departamento de blocos, ele vai resolver o seu problema”. Sem graça e sem ter o que fazer, o amigo disse que “os blocos estavam em falta”.
Vou não
Um jornalista perguntou para a vice-prefeita, Professora Márcia, se ela estaria disposta a sair candidata a vereadora, caso o partido resolvesse lançar seu companheiro de partido, Wagner Eckstein, como o candidato a prefeito da legenda. Márcia parou um segundo e rindo disse: “Acho que o Wagner será um ótimo líder de governo”.
Vou sim
Por outro lado, Wagner Eckstein promete que fará um grande esforço para ser o candidato do PT. Entre as medidas que o vereador já está implementando, uma delas é garantir que seu nome está livre de rejeição. “Tenho que fazer com que meu nome não venha carregado com 200 quilos nos pés, mas sim com duas asas que nos permita voar”. Filósofo, né não
Extra
Depois de revelar que Celsinho pretende sair candidato em 2012, a prefeito, a Em Off revela o seu candidato a vice: Esquilo. A dupla, que desde já parece ser imbatível, já tem até foto para campanha. Agora vai!

Celsinho e Esquilo, dupla dinâmica que promete dar trabalho nas eleições
Mistério
Insatisfeito com o PV, o ex-vereador Alberto Queiroz, exonerado pelo prefeito Evilásio Farias no começo do ano, deixou a legenda verde. Até agora ele não anunciou onde pretende se filiar.
E tenho dito
O vereador Paulo Félix é conhecido pela sua habilidade política dentro do plenário e também por ser exigente pacas com os funcionários da Câmara que trabalham na sessão. Na última delas, um defeito no painel eletrônico deixou apagado bem o nome dele. Todos esperavam um monte de reclamações, mas Félix não falou nada. Já no fim da sessão, usou a tribuna e encerrou o discurso assim: “Vim aqui nessa tribuna para que minhas palavras não fossem apagadas com meu nome foi apagado do painel eletrônico”. Todos riram, inclusive ele.
E tenho dito 2
Na reunião que teve com os presidentes de partido, na segunda-feira, dia 11, Evilásio Farias deixou bem claro para todos: “Não tenho nenhum acordo com Fernando Fernandes”. Outras declarações do prefeito deixaram todos mais animados: “nós sabemos que o nome dele é forte, mas não temos medo”. No final, Evilásio até contou um “causo” que se pai contava quando ele era criança. É, acredite, o Evilásio já foi criança um dia.

Célebre frase
De Lord Byron: "Hoje é dia de vinho e mulheres, alegria e risadas. Véspera de sermões e muita água mineral”. 

Presidência
Paulo Silas está filiado no PMDB e sonha em presidir a legenda após a dissolução do diretório municipal. Mas se não for indicado pela executiva estadual, pretende trazer para si o PSC, legenda que ele pode presidir. Celsinho, que também anda de olho no PSC, garante que a legenda fica nas mãos dele.
Candidatura à prova
Dois vereadores garantem que sairão candidatos a prefeito nessas eleições. Cido, que deve deixar o DEM para ingressar no PSD, está em seu primeiro mandato e já pensa em se aventurar em vôos mais altos. Já Olívio Nóbrega, o mais experiente da Câmara, com seis mandatos, está disposto a encarar pela primeira vez a briga pelo comando do Poder Executivo.
Jabá
O jornalista Eduardo Toledo acaba de lançar o seu perfil no Twitter. Diversas informações sobre Taboão da Serra, Embu e Itapecerica são publicadas somente lá. Siga o rapaz em www.twitter.com/jor_edutoledo
Jabá 2
Nosso novo parceiro comercial é a Papelaria Alves. Os caras estão há 40 anos no mercado, devem saber o que fazem, né não? Olha, pelo perfil do Twitter deles (www.twitter.com/PapelariaAlves), diversas ofertas são anunciadas diariamente. E pelo site (clica aqui), dá pra ver todo o material em estoque. E eles ainda faturam para empresas. Quer saber mais? Ligue e fale com o Robson: 4787-3622

Jabá 3
Taboão da Serra acaba de ganhar uma nova imobiliária. A CNS Imóveis, do bacanudo e polêmico Cirilo, está funcionando a todo vapor no Jd. Monte Alegre. Quando o assunto é negócio, Cirilo fica mais chato ainda, quer tudo certinho nos mínimos detalhes. Clica aqui pra conhecer o site da imobiliária ou ligue no 4771-6511 e agende um café com o rapaz!

 
 
 
 

Notícias relacionadas