Governador Geraldo Alckmin entrega 60 novas viaturas para a Rota
As novas viaturas são do modelo Hilux SW4 2.7 e possuem sistema de airbag, freios ABS e, por exigência operacional, o câmbio é mecânico. O novo modelo, além de maior potência, é mais espaçoso e permite o transporte adequado dos policiais e equipamentos para as atividades operacionais do batalhão. Para concretizar a compra foi realizado um estudo prévio de marcas que pudessem atender melhor à demanda da Polícia Militar.
Foto: Denis Bonelli | Divulgação
Frota da Rota foi renovada em 35% do seu total com as novas viaturas
Na compra dos 60 veículos, que renovarão 35% da frota da Rota, hoje com 140 viaturas operacionais, o Governo do Estado investiu R$ 5,35 milhões. As viaturas substituídas serão disponibilizadas para outras unidades da Polícia Militar.
“Estamos aqui na Rota, preparada como toda a Polícia Militar, entregamos 50 viaturas Hilux, zero quilômetro, totalmente equipada, e mais dez chegarão daqui a uma semana”, anunciou o governador.
O governo do Estado vai reformar o histórico prédio do 1º Batalhão de Choque, adiantou o governador “Este quartel centenário vai ser, inteirinho, reformado e restaurado. Nós esperamos entregar o prédio, totalmente, reformado, em fevereiro do ano que vem, adiantou Alckmin.
Patrulhamento tático
A Rota realiza patrulhamento tático e atua no controle de distúrbios civis, escoltas especiais (presos perigosos, autoridades federais, armamentos, menores da Fundação Casa), participa ativamente de Operações de Patrulhamento Inteligente (OPI) e Operações Saturação por Tropas Especiais(Oste).
O 1º Batalhão de Polícia de Choque (1º BPChq) é subordinado ao Comando de Policiamento de Choque (CPChq), e é composto por quatro companhias e Estado Maior – todos localizados na sede, na avenida Tiradentes nº 440, na Luz, na região central da Capital. Rotineiramente, a Rota atende toda a Capital e Grande São Paulo, inclusive Taboão da Serra, Embu e Itapecerica, e atua em operações específicas de área em municípios do interior e do litoral paulista. Desta forma, tem participação efetiva nas ações de redução de todos os índices criminais e consiste numa das ferramentas do Estado no combate ao crime organizado.
Investimentos – No ano passado, a Rota recebeu 25 Blazers para renovar parte da frota, e equipamentos balísticos, como capacetes e escudos. Além disso, uma área sinistrada em 2004, do prédio centenário da avenida Tiradentes, que abriga a unidade, encontra-se em reforma. O orçamento previsto para a obra é de aproximadamente R$ 3,5 milhões.
Por Denis Bonelli