Home
›
Comitiva de São Tomé e Príncipe visita Taboão da Serra
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Uma comitiva de médicos e enfermeiros de São Tomé e Príncipe, país africano, visitou Taboão da Serra nesta terça-feira, dia 5, para conhecer a experiência da cidade no combate a Tuberculose, Malária e AIDS. Nesta quarta-feira, os africanos visitam Itapecerica da Serra e na sexta voltam a Taboão onde serão recebidos pelo prefeito Evilásio Farias.
A comitiva foi recebida pelo secretário de saúde, José Alberto Tarifa e pelo médico Milton Parron Jr., responsável pela Vigilância Epidemiológica de Taboão da Serra. No primeiro encontro, na parte da manhã, os médicos e enfermeiras de São Tomé e Príncipe conheceram as principais ações desenvolvidas no município.
Foto: Eduardo Toledo
Comitiva de São Tomé e Príncipe durante encontro com secretário de saúde, José Alberto Tarifa, e com o coordenador da vigilância epidemiológica, Milton Parron
A tarde, a comitiva africana conheceu as unidades de saúde do Panorama, Suína e Santo Onofre. Nesta quarta, os médicos visitam Itapecerica da Serra, na quinta-feira participam de evento em São Paulo e na sexta-feira voltam para Taboão da Serra onde participam de uma plenária. No sábado, o grupo vai para Brasília onde participam de eventos no Ministério da Saúde.
Segundo Parron, a visita a Taboão da Serra é importante para que eles conheçam as experiências no tratamento das doenças que têm grande incidência no país africano. “Eles vieram para cá para entender como funciona nosso sistema de saúde pública, estamos implantando um sistema parecido com o o que funciona em Taboão da Serra e Itapecerica”, disse.
Além do modelo de saúde pública, SãoTomé e Príncipe também está implantando, com ajuda do Ministério da Saúde e o Ministério das Relações Exteriores, um projeto de combate a doenças como Tuberculose. “Fui para lá em 2009, quando começamos a implantar esse projeto que custará 1,4 bilhões de dólares. Vamos ter um grande laboratório para atender a população”, disse Parron.
Os médicos e enfermeiras disseram que a visita ao Brasil está sendo muito proveitosa e que Taboão da Serra tem o modelo ideal para a implantação no país deles. “Estamos aqui para aprender, queremos levar essa experiência de sucesso para São Tomé e Príncipe”, disse Aleixo Pires, que coordena a comitiva.
A comitiva é composta por Aleixo Pires, Carlos Bandeira, Teodora Sousa, Izilda Carvalho das Neves, Swasilanne Sousa e Rosália Maia. O conselheiro da saúde, Narciso, também participou da reunião.