Comitiva sul-africana visita Taboão da Serra nesta semana
Por Sandra Martins
Uma comitiva sul-africana fará visita de uma semana (de 04 a 08 de abril) a Taboão da Serra. O grupo, composto por médicos e enfermeiros, veio estudar o projeto de saúde desenvolvido pela vigilância epidemiológica da cidade para poder aplicar em seus países, duas ilhas, São Tomé e Príncipe.
O estudo foi realizado nas ilhas africanas em 2009 pelo Coordenador da Vigilância Epidemiológica de Taboão da Serra, Milton Parron Jr, após receber um convite para conhecer in loco os problemas enfrentados com a malária, a tuberculose e a AIDS naqueles países. “Conversei com vários técnicos dessa área durante as visitas para entender suas necessidades básicas. Notamos que a situação da tuberculose daqueles países se assemelha muito com a nossa. A partir daí desenvolvemos um projeto com a Agência Brasileira de Colaboração (ABC), que é ligada ao Ministério das Relações Exteriores. E é esse projeto que vamos mostrar para que eles apliquem em suas unidades de saúde”, explica Parron.
Além de Taboão, o grupo vai visitar também a vigilância epidemiológica de Itapecerica da Serra. Todo o projeto é uma parceria do Ministério da Saúde, do Ministério das Relações Exteriores e dos municípios de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra.