EM ALTA
Home

Rotary Club de Embu celebra Semana Mundial do Rotaract

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

02/04/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O Rotary Club de Embu realizou, no dia 15 de março, uma reunião homenageando os jovens rotaractianos, para celebrar a Semana Mundial do Rotaract. Comemorada durante o mês de março, a semana relembra a fundação do primeiro Rotaract Club, que foi criado nos EUA, em 1968, como um programa do Rotary que consiste de clubes integrados por jovens de 18 a 30 anos, dedicados à prestação de serviços.

Contando com a presença do presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (ACISE), Hillmann Albrecht, a reunião foi conduzida pelo presidente do Rotary Club de Embu, Benedicto Dutra, que apresentou seu pronunciamento referindo-se à Carta Semanal do Coordenador Assistente, Paulo Fonseca, fundador do Rotaract SP – Liberdade, em 1985.

Foto: Divulgação

Reunião do Rotary de Embu na última semana

Nela, o coordenador destaca a importância do Rotaract e a criação da 5ª Avenida de Serviços, que, dedicada às novas gerações, tornou-se a quinta avenida junto com a de serviços internos, profissionais, comunidade e internacional. Durante a reunião, Dutra destacou a importância dos jovens participantes do Rotaract, que, quando verdadeiramente orientados pelos Rotarianos, tornam-se pessoas melhores porque desenvolvem uma liderança sadia.

“O desenvolvimento das capacitações de liderança contribuem para a formação de bons cidadãos”, afirmou Dutra, ressaltando que os Rotary Clubes devem incentivar a ampliação dos quadros associativos dos Rotaracts, oferecendo o apoio necessário para o fortalecimento do espírito Rotário.

“A partir dessa liderança que formamos em Rotary, também teremos um repositório natural para o nosso quadro associativo. Temos de capacitar as novas gerações para construir um futuro melhor para elas e para o Brasil”, completou. Dutra reforçou ainda a importância de modelos benéficos e enobrecedores para os jovens.

“Necessitamos dar um novo rumo para a educação dos adolescentes. Além de aprender um ofício adquirindo qualificação profissional, os jovens devem praticar esportes e artes. Os jovens de hoje estão sendo avassalados pelos ditames das máquinas insensíveis que exigem volumoso investimento, mas engolem custos com mão de obra e empregos, sem se preocupar com as necessidades dos clientes. A sua habilidade para lidar com as máquinas deve ser complementada com o fortalecimento do hábito de ler, para que aprendam a raciocinar com clareza e serenidade".

Sobre as novas gerações, Dutra afirmou que não estão aproveitando as experiências dos mais velhos, o que lhes aumentaria a segurança naquilo que se dispuserem a fazer. “Essa é a importância do Rotaract. No Clube, os jovens recebem valores morais, éticos, desenvolvem o respeito e a consideração pelo semelhante e cuidados com o meio ambiente, para que, como nos diz o presidente eleito do Rotary International, Kalyan Banerjee, estejam capacitados a formar boas famílias, bons bairros, boas comunidades e grandes nações”, completou
 

Notícias relacionadas