EM ALTA
Home

Conisud vai ganhar novos municípios associados

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

29/03/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

  Publicado no Blog do Toledo

O Consórcio Intermunicipal dos municípios da Região Sudoeste (Conisud) vai ganhar novos municípios associados. A ideia de ampliar para fortalecer, é do atual presidente, o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito. Segundo uma pessoa próxima de Brito, a cidade de Cotia já foi convidada e deve integrar em breve o consórcio.

Chico Brito quer mais, pensa também em convidar Vargem Grande Paulista para compor o grupo de municípios associados. Desde janeiro no comando do Conisud, o prefeito de Embu já conseguiu grandes realizações envolvendo os municípios da região em ações conjuntas. A mais recente é a implantação do Samu regional, que vai beneficiar Embu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu.

Foto: Eduardo Toledo

Prefeito Chico Brito durante entrevista para imprensa da região nesta segunda-feira

Mas Chico Brito usa outro exemplo como motivo de união entre as cidades vizinhas: a chegada da Universidade Federal e do Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, que muita gente duvidava que a ideia fosse para frente, mas ela foi e Brito vai anunciar em reunião com todos os prefeitos, na próxima quarta-feira, dia 30, que a primeira fase do projeto será inaugurada no dia 18 de fevereiro de 2012, aniversário de Embu.

Diante de tantas boas notícias, Chico Brito prepara sua cartada mais ousada no comando do Conisud: vai propor a construção de uma usina de compostagem e reciclagem, orçada em R$ 60 milhões. A destinação dos resíduos sólidos é o maior problema das cidades da região e a usina representaria uma solução ideal.

Outras novidades do Conisud também serão anunciadas por Chico Brito. A criação de câmaras técnicas setoriais, onde problemas comuns serão debatidos e estudados por técnicos da administração pública. No dia 28 de abril, um seminário dará a largada para a criação dessas câmaras. Nesse primeiro momento, os temas abordados serão saúde, resíduos sólidos e saneamento, educação e desenvolvimento.

E é na câmara técnica que irá debater o desenvolvimento econômico da região que Chico Brito quer concentrar forçar. Na opinião dele, a região, por ser de mananciais e por isso restringir a implantação de indústrias poluidoras, deve seguir por um caminho diferente e se tornar um pólo de desenvolvimento tecnológico.

O Conisud irá fomentar a vinda de empresas para a região com esse perfil. Chico Brito inclusive já conversou com Luiz Barreto, presidente do Sebrae e com Aloísio Mercadante, Ministro da Ciência e Tecnologia que apoiaram a ideia. “Vamos trazer essas empresas para a região, temos esse perfil”, diz o presidente do consórcio.

Notícias relacionadas