EM ALTA
Home

Juquitiba comemora aniversário de 46 anos nesta segunda

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

27/03/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Não é só Embu-Guaçu que completa aniversário nesta segunda-feira, 28 de março. A cidade de Juquitiba também comemora sua emancipação política-administrativa na data. Uma série de eventos estão programados para hoje, inclusive shows na praça com a banda Skuta.

Juquitiba é a cidade onde a natureza é mais latente em toda a região. Terra de muitas águas e nascentes, o município é um oásis verde na Grande São Paulo. Administrada pela prefeita Cida Marshi desde 2009, o município aposta no turismo ecológico como grande alavanca para o progresso.

Foto: Divulgação

Centro de Juquitiba: cidade respira natureza em todos os lugares

De acordo com o Censo 2010 Juquitiba é a cidade da região que apresenta maior população em área rural. Dos 28.732 juquitibenses, 22,6% (6.492) moram fora da área urbana. O município tem 50,58% de seus habitantes homens e 49,42% mulheres.

Nesta segunda-feira, dia 28, acontece às 10h na Câmara Municipal a sessão solene em comemoração ao aniversário da cidade. Às 13h, uma série de inaugurações serão realziadas pela prefeitura e às 14h, uma corrida pelas ruas da cidade. À noite uma grande festa na praça central começa às 19h com a animação de um DJ e encerrando as comemorações, a banda Skuta anima a galera.

História

Até 1887, Juquitiba era conhecida como bairro de São Lourenço, depois passou a chamar Capela Nova de Bela Vista do Juquiá, e somente em 27 de dezembro de 1907 foi alterado para Juquitiba.

 Em 28 de fevereiro de 1964, Juquitiba foi desmembrada de Itapecerica da Serra, constituindo-se um novo município, mas o aniversário de emancipação da cidade é tradicionalmente comemorado no dia 28 de março, data de posse do primeiro prefeito de Juquitiba, Padur Abes.

Até 1999, o município era considerado pela Embratur e secretaria de Esportes e Turismo de São Paulo como "Município Prioritário para o Desenvolvimento e Turismo". Atualmente a cidade é caracterizada como "Município Turístico". 

A região é tipicamente montanhosa, a paisagem é dominada por florestas, lagos, represas, dezenas de ribeirões e rios como o Juquiá e o São Lourenço – o que justifica a denominação indígena "Terra de Muitas Águas".

Notícias relacionadas