EM ALTA
Home

Geraldo Alckmin entrega 160 apartamentos em Embu das Artes

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

13/03/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Uma manhã de muita festa para 160 famílias de Embu das Artes neste domingo, dia 13. Com a presença do governador Geraldo Alckmin, foram entregues as chaves do conjunto habitacional “Sweet Home”, no bairro de Embu Mirim. No evento também foi assinado entre o Governo do Estado e a prefeitura um convênio para a implantação do projeto Cidade Legal.

 Veja fotos da entrega dos apartamentos
 Prefeito Chico Brito fala sobre a entrega do conjunto Sweet Home

A inauguração marcada para às 10h levou muitos moradores e autoridades para o local. O conjunto habitacional foi construído em sistema de mutirão. Ao todo foram entregues oito prédios de cinco andares com estacionamento, playground e centro comunitário. Cada apartamento possui 45 m², possui dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço e vai custar cerca de R$ 52 mil para cada família.

Foto: Eduardo Toledo

O conjunto foi construído em sistema de mutirão pelos próprios moradores

O conjunto habitacional conta com toda infra-estrtutura como medição individual de água e gás, interfones, guaritas, portão automático e jardins. Duas unidades, no andar térreo, foram adaptados para pessoas com deficiência. O investimento do CDHU foi de R$ 8,3 milhões. O empreendimento é resultado de uma parceria entre o CDHU e a Associação Pró-Moradia de Taboão da Serra, que indicou os beneficiados com os apartamentos.

Para o prefeito Chico Brito, a entrega de chaves foi muito importante para os moradores e para a cidade. “Temos um déficit habitacional de nove mil moradias novas moradias em nossa cidade. Se você pegar o que o governador disse hoje que em 10 anos fez 3.900 residências, nós precisamos acelerar para um prazo de cinco, seis anos, zerar esse déficit”.

O governador Geraldo Alckmin disse que a cidade deve receber outros investimentos na área da habitação. Um projeto do CDHU prevê a construção de 1.300 moradias onde hoje é a mata do Roque Valente. Segundo Brito, o jurídico da prefeitura e da CDHU estão trabalhando para derrubar uma liminar que proíbe a construção dos prédios. 30% da área será usada para a construção de unidades habitacional e o restante será preservado. “Queremos moradias, mas moradias com qualidade”, disse o prefeito.

O governador Geraldo Alckmin disse que o governo do Estado irá investir em moradia popular. “Gente rica se vira, tem um monte de financiamento por aí para quem ganha bem. Nós precisamos cuidar de quem tem renda menor”, falou arrancando aplausos dos moradores que acompanhavam a inauguração.

Alckmin ainda exaltou o “espírito de participação” dos moradores que construíram os prédios em sistema de mutirão. “Esse aqui é um belo exemplo de sucesso”, disse. O governador lembrou que já foram entregues 3.950 unidades habitacional em Embu das Artes e falou de outros investimentos do Estado na cidade, entre eles a Etec e o Rodoanel.

A deputada Analice Fernandes também falou sobre as necessidades de mais moradias para a Região Metropolitana. “Hoje estão sendo entregues 160 unidades, pessoas que estavam esperando a casa própria há mais de 10 anos. O governador já anunciou que irá construir mais 1.300 unidades e isso é muito bom para a nossa região porque vai ajudar a diminuir o déficit habitacional que é grande”.

Participaram do evento os vereadores Professor Silvino, Arthur da Ressaca e Carlos Proença, além do ex-prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, o deputado Geraldo Cruz, que toma posse nesta terça-feira e do secretário de desenvolvimento da região metropolitana, Edson Aparecido.

Cidade Legal

O programa de regularização de núcleos habitacionais do governo do Estado tem como objetivo agilizar e desburocratizar o processo de regularização e averbação de unidades habitacionais. Com o convênio assinado  entre o Governo do Estado e a prefeitura de Embu das Artes, será oferecido apoio técnico para a regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana.

 

Notícias relacionadas