Em palestra no Embu, especialista diz que banda larga deveria ser de graça
A palestra do especialista discorreu sobre o mundo atual, em que há uma mudança de lógica na forma de trabalhar. “É mais fácil encontrar um livro na Amazon.com do que na minha própria estante.” Após observar casos de transformação econômica em comunidades bem variadas pelo avanço das facilidades geradas pela internet, Dowbor diz ser favorável à disponibilização gratuita da internet banda larga. “Ela é a avenida por onde circula o conhecimento”, afirma o especialista.
Foto: Divulgação
o economista Ladislau Dowbor durante palestra em Embu das Artes
De forma descontraída, o professor e doutor em Ciências Econômicas fez uma comparação significativa sobre o que pensa a respeito do uso do conhecimento: “Se eu como arroz, ele acaba e preciso comprar mais. Se uso o conhecimento ele não acaba, é uma porteira para as transformações na sociedade.” Ele apresentou com isso um novo padrão de desenvolvimento econômico, denominado Indústrias Criativas ou Economia Criativa, em que compartilhar o conhecimento gera a multiplicação do mesmo e não o esgotamento, diferentemente do que ocorre com bens físicos.
Com base nas transformações que a circulação do conhecimento possibilita, Dowbor acredita no resgate da dimensão pública através do desenvolvimento local. Considerando a revisão do Plano Diretor de Embu, Dowbor sugeriu que a cidade saísse na frente, constituindo uma “equipe técnica Embu digital” para tornar o sistema de conhecimento de livre circulação, incluindo parcerias com escolas e a futura universidade.
Ladislau Dowbor é professor titular do departamento de pós-graduação nas áreas de economia e administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia. Os eventos do Ciclo de Palestras Embu 2020: a cidade que nós queremos contaram com o apoio da Câmara Municipal de Embu, do Rotary Club de Embu, da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (ACISE), da Associação Comercial Empresarial Embu e Região (ACEER) e da Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE).