EM ALTA
Home

Prefeitura alerta para risco de epidemia de Dengue

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

19/01/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Por Marcelo Valladão

O Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, da Prefeitura de Taboão da Serra, mantém durante o período de chuvas mais intensas, um trabalho contínuo de conscientização da população sobre o combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da Dengue.

Além da distribuição de folhetos explicativos, agentes visitam as casas para orientar moradores sobre os procedimentos necessários para combater os possíveis pontos de desova do mosquito, que se desenvolve em poucos dias.

Foto: Eduardo Toledo

O coordenador do CCZ, Clóvis de Sá Filho

“Estudos sobre a Dengue mostram que 80% dos focos estão dentro das casas, por isso a importância de um trabalho intenso com os moradores da cidade”, informa o coordenador do CCZ, Dr. Clóvis José de Sá.

O maior problema enfrentado pelos agentes são as casas que permanecem fechadas durante o dia, 40% a 50% delas. “Se todas as pessoas se propusessem a examinar as próprias casas, eliminando vasos com água parada, pneus velhos, cuidando bem das caixas d’água, o problema seria rapidamente resolvido”, reforça o coordenador.

No ano passado, foram registrados 219 casos confirmados da doença, sendo que 129 foram contraídos dentro da cidade. Neste início de 2011, a Secretaria da Saúde vem monitorando seis casos suspeitos da doença, cinco no Parque Pinheiros e um no Jardim Suína.

Para colaborar no combate à Dengue, a prefeitura pede para que os moradores cuidem de suas caixas d’água, não mantenham vasos que acumulem água parada, nem pneus velhos.

Para o recolhimento de pneus velhos a Prefeitura mantém uma parceria com a SUKAKO, empresa de reciclagem que fica na Rua Aníbal de Jesus, 108 – Jd. São Miguel – Taboão da Serra.

Sobre o CCZ

O CCZ de Taboão da Serra é o maior da região, e segue todas as normas de conduta de saúde, oferecendo segurança para os usuários e funcionários. Possui sala de vacinação, laboratório, anfiteatro para palestras e treinamentos, sala de eutanásia e necropsia para coleta de amostras, canil de observação, centro de castração com capacidade para até 120 castrações por mês.

Há também um depósito para raticidas e material, sala de supervisão e amplo estacionamento. Em Taboão da Serra, a castração de cães e gatos é gratuita para moradores da cidade, e ela deve ser agendada através do ATENDE. Mais informações pelos telefones abaixo.

Serviço

Centro de Controle de Zoonoses
Rua Victor Campisi, nº 250 – Pq. Industrial das Oliveiras 
Tel: 4701-8147/4786-3287

Notícias relacionadas