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Parceria poderá levar Metrô a São Bernardo antes de Taboão da Serra

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Redação

11/01/2011 00:00
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O Metrô terá em 2014 alguns investimentos anunciados como sendo prioritários, conforme matéria publicada pelo O Taboanense na semana passada
O pacote de obras prioritária no transporte público que serão anunciadas oficialmente pelo Governo do Estado incluí a Expansão da Linha 4 Amarela, que possibilitará ligar de forma direta Taboão da Serra ao Centro de São Paulo e às demais linhas do Metrô e CPTM.

Uma população de mais de um milhão de pessoas das cidades vizinhas como Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu além dos distritos paulistanos do Campo Limpo e parte do Butantã serão beneficiados com esta extensão de cerca de quatro quilômetros.

O outro investimento citado foi o da criação de uma nova linha ligando São Bernardo do Campo à Estação Tamanduateí da Linha 2 Verde, que dá acesso à Avenida Paulista e a outras linhas do Metrô. A linha prevê 18 estações com um total de 23 quilômetros. A previsão é de se transportar cerca de 300 mil pessoas por dia.

A diferença é que o segundo investimento tem maiores chances de ser concretizado antes mesmo da continuação da Linha 4 Amarela até Taboão da Serra. A Prefeitura de São Bernardo do Campo, comandada por Luis Marinho do PT propôs uma parceria ao Governo do Estado para a execução desta linha e adiantou-se já em março de 2010, antes mesmo da definição dos candidatos das eleições passadas, ao entregar um projeto executivo da linha que ligará além de São Bernardo os bairros limítrofes de São Paulo e São Caetano do Sul à malha metroviária.

O Governo local custeou com recursos próprios o projeto inicial da linha com um investimento de R$ 1,3 milhão e buscou recursos junto do Governo Federal da ordem de R$ 27,6 milhões a serem destinados a execução do projeto básico, detalhamento da obra. Apesar do restante do custo ficar para o Governo Estadual a medida demonstra seriedade com a gestão pública com visão de atendimento direto à população, mesmo vindo de partidos diferentes.

O próprio Secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos afirmou ser um dos primeiros assuntos de que iria tratar logo no início de sua gestão frente à pasta.

A disposição para esta parceria entre as diferentes esferas de governo precisa com maior freqüência. Os municípios da Grande São Paulo, tradicionalmente de governos de oposição ao Palácio dos Bandeirantes precisam buscar cada vez mais parcerias sem ficar no tradicional jogo de empurra e troca de desculpas e transferências de responsabilidade. O diálogo precisa ser uma mão de via dupla.

São Bernardo do Campo com o projeto do Metrô mostra que venceu esta fase. Afinal em jogo acabam ficando os interesses, anseios da população que, independente de quem está promovendo o desenvolvimento, necessita e se vê algumas vezes distanciada pelos governantes de decisões e de objetivos traçados e que originalmente deveriam vir para atender exatamente quem reside nestas regiões. 

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