EM ALTA
Home

Caos: temporal deixa Taboão da Serra em alerta

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

11/01/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A forte chuva que castigou Taboão da Serra nesta segunda-feira, dia 10, causou uma das piores enchentes dos últimos dois anos na cidade. Pelo menos 20 pontos de alagamento foram registrados na cidade, a rodovia Régis Bittencourt ficou completamente intransitável por mais de duas horas e o congestionamento chegou a seis quilômetros. Os dois piscinões (do Largo e da Sharp) transbordaram, levando pânico aos moradores e comerciantes da av. Getúlio Vargas.

O temporal começou por volta das 22h e caiu com muita força até à meia-noite. Os primeiros pontos de alagamentos foram detectados pela Defesa Civil na altura do Km 272, na Rodovia Régis Bittencourt. Outros quatro pontos de alagamento, inclusive em Embu das Artes, deixaram a principal ligação entre São Paulo e o Sul do país completamente intransitável.

Foto: Eduardo Toledo

Rua Guararema, no Intercap, dava impressão de ser continuidade do córrego Poá

Na avenida Getúlio Vargas, no Largo do Taboão, as cenas de enchente voltaram a se repetir, menos de um ano da última cheia. A água invadiu casas, comércios e até uma igreja, diversos carros foram atingidos. A enchente chegou até um trecho da rua do Carmo, onde comerciantes corriam para retirar seus pertences.

“Isso é uma vergonha, nunca vai ter fim? Esses piscinões não servem para nada”, reclamava  uma comerciante. Segundo os moradores do bairro, o piscinão do Largo do Taboão transbordou por volta das 23h20. Segundo o morador Gerson de Souza, às 11h, o piscinão da Sharp ainda estava cheio da inundação da última sexta-feira. “Não sei por que, mas eles não esvaziaram”.

Outro bairro da cidade muito atingido foi o Intercap. O córrego Poá  transbordou e a rua Guanabara se tornou um verdadeiro rio. As ruas Pará, São Paulo e a avenida Intercap foram muito atingidas. “Eu trabalho na marcenaria do meu tio há 10 anos e nunca tinha visto a água entrar tanto como desta vez”, disse Carlos Eduardo Santos.

A reportagem do Portal O Taboanense tentou chegar também até o Jd. Três Marias, mas na rua Maria Catarina Comino a enchente impossibilitou qualquer tentativa de registrar as imagens de prejuízo dos moradores.

Na rua José Soares de Azevedo, onde funciona a 4ª Cia da Polícia Militar, as viaturas foram retiradas do estacionamento por que a água subia muito rápido. Por volta das 00h30, a Régis Bittencourt continua com três pontos de alagamento. Uma Van tentou atravessar e acabou ficando parada no meio da estrada. Apenas às 1h20 o trânsito foi liberado no local.

Na última sexta-feira, dia 7, a cidade já havia enfrentado uma grande enchente, com 10 pontos de alagamento. Mas a chuva desta segunda-feira fez muito mais estragos e trouxe prejuízos para moradores e comerciantes.

A Defesa Civil informou que não houve vítimas por causa da chuva. Uma equipe de limpeza começou a trabalhar por volta das 2h na Avenida Getúlio Vargas e rua Santa Luzia. Os homens da prefeitura ainda iriam passar pelo Intercap, Jd. Clementino e Marabá. Pelo menos dois de desbarrancamentos foram registrados, mas não colocaram nenhuma casa em risco
 

Notícias relacionadas