EM ALTA
Home

Empresas de ônibus exigem filmagem de RG de idosos

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/01/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Uma medida tomada pela empresas Pirajuçara e Fervima, responsáveis pelas linhas circulares de Taboão da Serra, tem causado indignação e revolta. Os idosos que não possuem a carteirinha de ônibus emitida pela secretaria estadual de transportes estão sendo obrigados a mostrar o RG para as câmeras de vigilância que estão sendo utilizadas na maioria dos veículos.
O Portal O Taboanense recebeu a denúncia de moradores que estavam indignados com a situação. O idoso que possui a carteirinha entra pela porta da frente do coletivo, já o idoso que não possui, é obrigado a entrar pela porta traseira, atravessar todo o corredor, muitas vezes lotado, e mostrar o RG para que a câmera de vigilância filme a idade do usuário.

Foto: Eduardo Toledo | Arquivo do Portal O Taboanense

Idosos reclamam de medida imposta pelas empresas Pirajuçara e Fervima

“Eu tenho 75 anos, acho humilhante ter que ir até a frente do ônibus mostrar meu documento para a câmera. Outro dia eu estava com muita dor nas minhas pernas e não fui até a frente, o motorista fez um escândalo, me disse um monte de desaforos, foi um horror”, disse dona Brasilina Xavier.
A dificuldade começa no momento do embarque, nem sempre os motoristas param quando avistam um idoso sozinho no ponto de ônibus. O desrespeito continua assim que o passageiro entra, muitos motoristas não se importam com a segurança do idoso, que muitas vezes tem dificuldade para se locomover, os condutores simplesmente dão partida e seguem viagem.

De acordo com os motoristas, “são ordens da empresa pedir que os idosos mostrem o RG para as câmeras”, caso contrário, informou um motorista que pediu para não ser identificado “somos chamados a atenção e até punidos”.

Seguir ordens é bem diferente de desrespeitar como muitos fazem. Segundo o gerente operacional da viação Pirajuçara, Rogério Dardengo, essa é uma ação permitida, uma vez que o idoso tem o benefício da carteirinha de gratuidade, o Cartão Sênior.

“A orientação da empresa é que o idoso entre pela frente, via cartão, essa é uma, aliás, a única forma de controlarmos quantas gratuidades estamos atendendo. O idoso que não tiver o cartão, pode providenciar de forma gratuita. E os que não possui, deve apresentar o documento de identificação diante das câmeras”, disse.

Para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Claudinei Pereira, a empresa de ônibus pode fazer esse tipo de ação. Ainda de acordo com Pereira, todo o idoso que tem direito a gratuidade deveria solicitar seu Cartão.

“O Cartão Bom Sênior facilita a vida do idoso, com isso ele tem a vantagem de escolher onde quer sentar, e não vai ficar restrito aos bancos reservados, além de poder fazer quantas viagens quiser”, falou.

O maior inconveniente para o idoso que mora em Taboão da Serra é que o Cartão BOM Sênior não pode ser tirado na cidade, os locais mais próximos onde eles podem ser atendidos é em Pinheiros e Osasco.

O idoso não é obrigado a tirar o Cartão Bom Sênior, para efeito legal basta apresentar o RG, e caso tenha seus direitos despeitados deve denunciar, entre em contato com a empresa, anote o número do ônibus e horário, ou ligue 118 – disque Trânsito, gratuitamente, inclusive do celular.  

“Se eventualmente o idoso ou a pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida for mal tratado por um motorista ou cobrador, ele deve anotar o número do ônibus e horário, discar 118, direto do celular, que aplicaremos as devidas punições”, concluiu o secretário.

Em Taboão da Serra, de acordo com o Censo 2010, existem quase 6 mil idosos acima de 65 anos, e a lei determina que qualquer pessoas nessa faixa etária tem direito a gratuidade no transporte público, para isso basta apresentar a carteira de identidade ao embarcar.
Serviço
Cartão BOM Sênior
Documentos:
– CPF (original)
– RG (original)
– Comprovante de residência recente no período máximo de 03 meses (original)

Endereços
Pinheiros – Rua Maria Carolina, 745, Pinheiros – São Paulo – SP
Vila Mariana – R. Domingos de Moraes, 1.297, Vila Mariana – São Paulo – SP
Osasco – Av. dos Autonomistas, 500, Top Shop – Loja 13 – Osasco – SP

Atendimento: de 2ª a 6ª feira das 9h às 16h30
Aos sábados das 9h às 12h.

 

Notícias relacionadas