Home
›
Agência da Previdência Social é inaugurada
5 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
A Agência da Previdência Social de Taboão da Serra foi finalmente inaugurada. Em uma solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, dia 29, com o Cemur lotado, o Ministro Carlos Eduardo Gabas e o prefeito Evilásio Farias descerraram simbolicamente a placa que leva o nome do presidente Lula, uma das últimas obras entregue no governo do petista.
Após a cerimônia no Cemur, as autoridades foram até o novo prédio da agência, que funciona na Estrada São Francisco, no Jd. Helena, onde conheceram a unidade. Com capacidade de atender a cerca de 400 segurados por dia e realizar 800 perícias mensais, o local será referência para as cidades de Taboão da Serra, Embu, Juquitiba e Embu-Guaçu.
Foto: Eduardo Toledo
Prefeito Evilásio Farias cumprimenta o ministro Gabas após o descerramento da placa
A Superintendente do INSS da região Sudoeste I, Elisete Berchiol, começou seu discurso pedindo desculpas aos moradores de Taboão da Serra. “Peço desculpas pela demora na instalação da agência, desde 2003, quando ela foi criada, [a agência] já era uma necessidade”, afirmou.
O prefeito Evilásio Farias, que não participava de nenhum evento público há 40 dias, fez um discurso emocionado. Citou o presidente Lula, elogiou o comprometimento do Governo Federal com a cidade, elencou uma série de investimentos realizados pela administração petista e criticou duramente o Governo do Estado por não investir em Taboão da Serra.
“Essa é uma das últimas obras que está sendo entregue pelo governo Lula, ele deixa a presidência do Brasil para ajudar a transformar o mundo”. Muito emocionado, Evilásio, que está em tratamento de saúde devido a um problema na coluna, chegou as lágrimas ao lembrar que há 33 anos, como médico, encaminhava os moradores da cidade para a agência do INSS de Pinheiros. “Agora temos uma unidade na nossa cidade”.
O Ministro Carlos Eduardo Gabas, que deixa o ministério no dia 31, também elogiou o governo Lula e disse que entregar a agência em Taboão da Serra na sua gestão era um compromisso pessoal dele. “Quando essa agência foi criada, em 2003, eu era superintendente da Previdência em São Paulo, sinto que estou com o dever cumprido hoje”.
O deputado federal Carlos Zaratini, que também participou do evento, fez questão de lembrar que a existe um pedido para a criação de uma agência da Previdência Social em Embu das Artes. “Não queremos que essa nova unidade que estamos inaugurando hoje fique entulhada, queremos que os segurados sejam bem atendidos aqui”.
Foto: Eduardo Toledo
Cemur ficou lotado na manhã desta quarta-feira para solenidade de inauguração
A vice-prefeita Professora Márcia lembrou da luta do ex-vereador Jair Cardoso para trazer a agência para a cidade e atacou o ex-prefeito Fernando Fernandes ao dizer que “a administração passada fez pouco caso, a unidade já poderia ter sido instalada ainda em 2003. Estou falando isso para dizer que nem todos políticos são iguais”.
O vereador Olívio Nóbrega, representando a Câmara Municipal, lembrou que o Legislativo aprovou a doação do terreno e disse que a nova agência do INSS é uma conquista de todo cidadão taboanense. “Esse é um trabalho em conjunto, mas quem ganha com isso são os trabalhadores da nossa cidade e região”.
Participaram da cerimônia de inauguração os deputados federais Carlos Zaratini e Arnaldo Faria de Sá, o deputado estadual eleito Geraldo Cruz, a prefeita de Juquitiba, Cida Maschio, a primeira dama de Taboão da Serra, Dra. Roseane Farias e os vereadores Olívio Nóbrega, Carlos Andrade, Alexandre Depieri, Macário, Cido, Arnaldinho e Natal.
Os secretários municipais Arlete Silva, José Alberto tarifa, Claudinei Pereira, Jacira Moreti, Ângela Amaral, Carlos Eduardo de Toledo, Mário de Freitas, Luis Lune e Ronaldo Dias também prestigiaram a solenidade de inauguração.
Atendimento
Na nova APS, os segurados serão atendidos em um ambiente moderno e confortável. O prédio conta com dispositivos de segurança e acesso facilitado para idosos e pessoas com deficiência. A Previdência Social investiu R$ 1.530.934,51 na construção do prédio, que conta com 17 guichês de atendimento, três salas de perícia médica e uma outra para serviço social.
A unidade foi instalada na Estrada de São Francisco, 1336, no Jd. Helena, e o atendimento ao público será das 7h às 17 horas. APS será responsável pela manutenção mensal de aproximadamente 42 mil benefícios – o que correspondeu, na folha de novembro, ao pagamento de R$ 50 milhões, incluindo a segunda parcela do décimo terceiro.