EM ALTA
Home

Defesa Civil espera período de chuva 8% mais intenso

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

20/12/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Taboão da Serra (Comdec) desde abril até outubro de 2010, vem preparando a cidade com medidas preventivas e controle de cheias para o período chuvoso, que acontece normalmente no verão. A previsão para este ano é que chova em torno de 5% a 8% a mais que no verão passado.

A Defesa Civil conta atualmente com 80 colaboradores, dois engenheiros civis, dois fiscais, quatro vistoriadores e quatro acionadores, todos coordenados por Carlos Senna, realizou na cidade diversas ações, inclusive contou com a colaboração da população.

Foto: Eduardo Toledo

Carlos Senna, coordenador da Defesa Civil de Taboão da Serra

“Essa prevenção precisa e foi realizada antes do período de chuvas com ações como o Cata Bagulho, poda e corte de árvores em área de risco, vistoria e manutenção em bueiros entupidos e muitas outras ações”, disse o coordenador Carlos Senna.

De acordo com Senna, a operação Cata Bagulho é um sucesso, durante todo o ano foram retirados mais de 240 caminhões de bagulhos, e as pessoas estão se conscientizando da importância do evento, inclusive já está sendo desenvolvido também na cidade de Itapecerica da Serra.

 “Hoje não se vê mais colchões ou resto de móveis boiando pelas ruas em dias de chuvas, por exemplo. Durante pelo menos sete meses realizamos todas essas ações para evitarmos o pior quando o período de chuvoso chegar. Acredito que com todos esses trabalhos de prevenções e com essas obras emergências, realizadas pelo governo municipal, principalmente a canalização dos córregos, irão conter os problemas de enchentes em Taboão da Serra, e cada vez mais melhorar a qualidade de vida da população. O Cata Bagulho é sucesso, inclusive o município de Itapecerica da Serra, adotou a nossa idéia e está implantando lá”, comentou.

Ainda segundo o coordenador, nos dois anos que está à frente da Defesa Civil, as medidas preventivas tem sido uma grande arma para evitar que o pior aconteça na cidade, embora admita que existam muitas áreas de risco em Taboão da Serra.

”Desde que assumi a Defesa Civil não houve uma vítima fatal por deslizamento, afogamento ou qualquer outro motivo”, orgulha-se em relatar o fato.

Para 2011 há a promessa do Executivo de comprar uma viatura para a Defesa Civil, o que será de grande utilidade para que essa equipe desenvolva o trabalho com maior eficiência e rapidez. A Defesa Civil está em alerta 24 horas por dia.

Serviço
Defesa Civil
Telefone: 199

Notícias relacionadas