Prefeitura vai extinguir curso de contabilidade que existe há 30 anos
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, não haverá novas matrículas para os dois cursos em 2011. O curso de contabilidade será extinto, o argumento da prefeitura é que com a aprovação da Lei 12.249/2010, que alterou os artigos 76 e 77 do Decreto-Lei nº 9.295/46, conhecido como a Lei de Regência da Contabilidade nacional, no dia 11 de junho deste ano, ficou estabelecido que profissionais da área contábil somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do curso de graduação em Ciências Contábeis ou técnico em Contabilidade, em estabelecimentos devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e após aprovação em Exame de Suficiência, aplicados pelos Conselhos Regionais de Contabilidade em todo o país.
Foto: Arquivo do Portal O Taboanense
Escola Rui Barbosa: fim do tradicional curso técnico oferecido há 30 anos no local
Já o curso de informática ira passar por uma reformulação. “O curso de informática não será extinto, ele será remodelado para atender mais pessoas. A grade horária poderá ser reduzida para seis meses, atualmente é de um ano e meio”, informou a assessoria de imprensa.
Alunos das duas escolas estiveram na Câmara Municipal na última terça-feira (7), para reivindicar junto aos vereadores uma providencia. Os parlamentares disseram que não haviam sido informados sobre o assunto, mas que iriam se interar para tomar as devidas providencias.
“Vamos buscar explicações junto ao secretário da Educação para saber o que está acontecendo, pois até o momento nenhuma informação sobre os cursos chegou à Câmara”, relatou José Luiz Elói, presidente da Câmara.
Os alunos estão revoltados e dizem que querem apenas estudar. “O prefeito quer extinguir o curso técnico, queremos saber por quê? Afinal a verba para os cursos técnicos vem do governo federal. Muitas pessoas que se inscreveram para 2011 foram prejudicadas. Será que as escolas municipais não estão de acordo com o MEC?”, disse o aluno Rafael.
Para a prefeitura o principal é investir no Ensino Fundamental. “A obrigação da prefeitura é com o Ensino Fundamental os cursos técnicos deveriam existir pelo Estado. Além disso, ressalto que há na cidade diversas iniciativas da Prefeitura para ajudar na formação dos jovens e adultos, como os cursos que mantemos de inglês e informática para o trabalho, a escola de gastronomia que deve ser inaugurada no início do ano que vem e as iniciativas que existem também na secretaria de Desenvolvimento Econômico, que vem conseguindo encaminhar milhares de pessoas para o tão sonhado emprego", informou José Marcos, secretário de Educação.