EM ALTA
Home

Emeb Darcy Ribeiro está entre 114 escolas mais inovadoras no mundo

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

01/12/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

O município de Taboão da Serra foi o grande vencedor do Programa de Escolas Inovadoras: Parceiros na Aprendizagem, que reconheceu internacionalmente 56 instituições de ensino, na modalidade “Escola Inovadora”. O projeto, criado pela Microsoft, premiou a escola Darcy Ribeiro, que apresentou para análise seu Programa de Formação de Educadores, Trabalho com as Lideranças da Escola e Novos Ambientes de Aprendizagem. O anuncio foi feito no Fórum de Educação Inovadora, na cidade do Cabo, na África do Sul.

Para analisar as melhores práticas no mundo e referendar instituições de ensino com o compromisso inovador, a Microsoft recebeu 114 inscrições e contou com a participação de 48 países. No critério de análise, as escolas foram escolhidas por avaliadores integrantes do Conselho de Consultoria Internacional, diretores regionais dos parceiros na Aprendizagem e todo o quadro de funcionários da Microsoft.

Foto: Divulgação

Professora Cláudia Fernandes durante evento na África do Sul 

Além do prêmio, os vencedores também participarão, em janeiro de 2011, de uma Mostra de Tecnologia e Treinamento Educacional em Londres e do Fórum de Educação Inovadora, nos Estados Unidos.

De acordo com o prefeito de Taboão, Evilasio Farias (PSB), a escola taboanense foi escolhida por fazer parte de uma “cidade educadora”. Afirmou que desde o primeiro dia de seu governo priorizou investimentos na educação inclusiva e ampliou a participação da sociedade junto ao núcleo escolar. “Taboão da Serra tem uma política pública preocupada com o desenvolvimento e o crescimento das pessoas”, defendeu Farias.

 Concomitante a essa política, o município já havia recebido, há 4 anos, o prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU), com o Programa Família Escola , onde os professores visitam seus alunos e familiares em casa, cujo objetivo é promover maior interação entre os núcleos familiar, escolar e diminuir a repetência.

Além da inscrição no programa da Microsoft, a escola Darcy Ribeiro elaborou um vídeo institucional, apresentando sua proposta pedagógica e o diferencial desenvolvido na instituição. “Na verdade fomos selecionados como escola pesquisadora como parte do Programa Escolas Inovadoras da Microsoft Educação. Montamos um vídeo com ajuda do Planeta Educação, respondemos alguns questionários. Mostramos um pouco do nosso trabalho. E fomos escolhidos para representar o país no programa” disse Claudia Fernandes, diretora da EMEB Darcy Ribeiro, por meio da assessoria de imprensa do governo.

Notícias relacionadas