Não haverá Lei Seca dia 3 de outubro em São Paulo
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Walter de Almeida Guilherme, esteve na última semana com o secretário estadual de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, para tratar de assuntos relacionados à segurança das eleições 2010.
O secretário informou que, a exemplo das eleições de 2008, não haverá Lei Seca. A competência para expedir a portaria que proibiria a venda de bebidas alcoólicas na data da votação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Ferreira Pinto disse também que todo o contingente operacional da Polícia Militar vai atuar nas eleições. Além do policiamento nos dias de votação, a atuação será na guarda do transporte das urnas e na segurança dos locais de votação e de apuração, entre outros. Serão 30 mil policiais envolvidos diretamente na eleição, outros 20 mil no policiamento ostensivo e 8 mil que estarão de prontidão.
Nessa reunião, o delegado geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto, expôs a orientação que será passada às delegacias de polícia, de atuar em colaboração com a Polícia Federal na verificação de crimes eleitorais.
Além do presidente do TRE, do secretário estadual de Segurança Pública e do delegado geral de polícia, participaram da reunião o subcomandante da Polícia Militar, coronel Danilo Antão Fernandes; o diretor da Coordenadoria Operacional da PM, coronel José Eduardo Félix Oliveira e o juiz assessor da Presidência do TRE, Marco Antonio Martin Vargas.